AMOR ATÉ O FIM COM ELIS REGINA: EM BUSCA DE UMA METODOLOGIA PARA A ANÁLISE DA PERFORMANCE MUSICAL GRAVADA

Autores

  • Marcílio Lopes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Martha Ulhôa Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

divisão, flexibilidade rítmica, canção popular.

Resumo

No intuito de estabelecer procedimentos para compreensão do discurso rítmico do intérprete de música popular no Brasil, descrevemos aqui a metodologia empregada no estudo desta flexibilidade rítmica, tomando como exemplo a primeira frase de Amor até o fim, de Gilberto Gil, interpretada por Elis Regina. Como a transcrição normal em notação tradicional tem um alto grau de imprecisão, lançamos mão de programas de computador para refinar a representação da chamada “divisão”, a maneira individualizada de cada intérprete articular o canto. A idéia central aqui é fixarmos um pulso dentro de um arquivo de áudio qualquer para que se possa avaliar tanto auditiva quando graficamente o desenvolvimento rítmico. São usados programas de edição de áudio e de gravação multipistas em conjunto com a notação tradicional. Abstract Aiming to establish procedures to understand the rhythmic approach of the Brazilian popular singer, we describe here the employed methodology for the study of this flexibility, taking as an example the first phrase of the song Amor até o fim by Gilberto Gil, sang by Elis Regina. As the normal musical transcription has a high level of inaccuracy, we take advantage of software to improve the representation of the individualized ways of approaching the rhythm. The central idea is to an internal pulse into an audio file so as to be able to evaluate the song graphically and aurally. The computer programs used were a sound editor and a multitrack recorder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-10-21

Como Citar

Lopes, M., & Ulhôa, M. (2007). AMOR ATÉ O FIM COM ELIS REGINA: EM BUSCA DE UMA METODOLOGIA PARA A ANÁLISE DA PERFORMANCE MUSICAL GRAVADA. Cadernos Do Colóquio, 7(1). Recuperado de https://seer.unirio.br/coloquio/article/view/110

Edição

Seção

Linguagem e estruturação musical