A HEMIÓLIA NO PARA PIANO Nº 2, CORDES À VIDE, DE GYÖRGY LIGETI

Autores

  • Sara Cohen Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Ligeti, hemiólia.

Resumo

Na descrição dos processos utilizados na composição de seus estudos para piano, György Ligeti refere-se à combinação de dois pensamentos musicais distintos: a hemiólia dependente da métrica e o princípio da pulsação aditiva. Apresentamos na primeira parte deste trabalho uma revisão do conceito de hemiólia e de suas formas de utilização em diferentes contextos histórico-musicais, ampliando-o para além da questão rítmica da dependência da métrica e relacionando-o com o princípio da pulsação aditiva. Em seguida fazemos uma análise de Cordes à vide, o segundo estudo para piano do primeiro caderno, em que identificamos a hemiólia em diferentes aspectos do estudo: no título, na estrutura intervalar utilizada, nas relações entre as durações e na macroforma. Abstract When György Ligeti describes the compositional process of his studies for piano he mentions the mix of two distinct musical thoughts: the meter-dependent hemiola and the additive pulsation principle. In the first part of this paper we review the concept of hemiola and its forms of use in different historical-musical contexts crossing the boundaries of metrical rhythmical dependency to relate this concept with the additive pulsation principle. Afterwards, we analyze Cordes à vide, the second study of the first book which allowed us to identify the hemiola in different aspects of the study: in the title, in the intervalar structure, in the durational relationships and in the macro form.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-10-21

Como Citar

Cohen, S. (2007). A HEMIÓLIA NO PARA PIANO Nº 2, CORDES À VIDE, DE GYÖRGY LIGETI. Cadernos Do Colóquio, 7(1). Recuperado de https://seer.unirio.br/coloquio/article/view/111

Edição

Seção

Linguagem e estruturação musical