UM OLHAR SOBRE AS DIFERENÇAS: CIDADANIA, MÚSICA E A ESCOLA INCLUSIVA

Autores

  • Cláudia Eboli UNIRIO

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem em música

Resumo

Neste estudo, temos por objetivo discutir algumas questões que dizem respeito à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais na escola regular de ensino e como a educação musical estaria inserida nesse contexto inclusivo atual. É interesse nosso, também, refletir sobre como se deu o processo de construção da identidade estigmatizada que caracteriza as pessoas com necessidades especiais e como elas estariam exercendo seus direitos de cidadãs e principalmente seus direitos à educação de qualidade. Como metodologia, utilizaremos a pesquisa bibliográfica, baseando-se em autores como Goffman (1988), Oliveira (2004), Dallari (2004) e Mazzota (1996). Penna (2002) nos auxiliará a entender melhor a problemática da falta de professores de música nas escolas de ensino regular e nos levará a questionar de que maneira a educação musical, estando presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais como disciplina, poderia auxiliar no processo de inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais nas classes das escolas regulares. Palavras-chave: educação musical; cidadania; alunos com necessidades especiais. ABSTRACT: In this paper, we deal with some matters related to the inclusion of students with special educational needs in the regular learning school and how music education could be inserted in the current inclusive context. We also discuss how the process for construction of a stigmatized identity that characterizes people with special needs took place and how they fulfill their citizenship rights, and mainly their rights to quality education. As a methodology, we will utilize bibliographic research based upon authors such as Goffman (1988), Oliveira (2004), Dallari (2004) and Mazzota (1996). Penna (2002) will help us better understand the problems related to the lack of music teachers in the regular schools and question how musical education, present in the National Curriculum Parameters as a discipline, could assist in the process of inclusion of students with special educational needs in the classrooms of regular learning schools. Key-words: music education; citizenship; students with special needs

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Biografia do Autor

Cláudia Eboli, UNIRIO

Natural do Rio de Janeiro é Bacharel em Piano (1989) e Musicoterapeuta (1988) formada pelo Conservatório Brasileiro de Música, professora, formada pelo curso de Formação de Professores para o Magistério de 1º Grau (1977), com curso de Formação de Professores Piagetianos (1979), ministrado pelo prof. Lauro de Oliveira Lima. Atualmente é aluna do Programa de Pós-Graduação em Música - Mestrado em Educação Musical da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, onde desenvolve pesquisa no campo da Educação Musical Especial. Realizou estágio docente I e II, este último no primeiro semestre de 2007, assumindo como docente a disciplina “Arte e Educação - Música” do curso de pedagogia da UNIRIO. Trabalhou como professora assistente de música e canto coral nas turmas de 1ª a 4ª série do 1º Grau na Fundação Educacional Brasileiro de Almeida (1978/1979) e como musicoterapeuta, na ABBR – Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação – de 1989 até 2002 sendo que em 1993 assume a chefia do Setor de Musicoterapia daquela Instituição. É professora de Educação Musical na Educação Infantil da Escola Parque desde 1998 e ministra curso de iniciação musical através da flauta doce e do teclado no centro de atividades da mesma Escola. Atua como musicoterapeuta em consultório e ministra aulas particulares de música para alunos com necessidades especiais. Fez vários cursos de extensão na área de Educação Musical e na área de Musicoterapia destacando-se “O Ensino Musical da Música” ministrado pelo Prof. Keith Swanwick na UNIRIO em 2002 e “Pesquisa Qualitativa para Musicoterapeutas e outros Profissionais da Música” ministrado pelo Dr. Mt. Kenneth Aigen no Conservatório Brasileiro de Música em 1999, ambos no Rio de Janeiro. Participou, como organizadora, dos seguintes eventos científicos: XXV Congresso Mundial de Educação Através da Arte – INSEA 84 – UERJ – 1984; III, IV, V, VI, VII e VIII Fóruns Estaduais de Musicoterapia promovido pela Associação de Musicoterapia do Rio de Janeiro com o apoio do CBM – 1997 a 2002; I Jornada Científica de Musicoterapia – 2000. Coordenou a mesa “A Pesquisa em Musicoterapia no Rio de Janeiro” na II Jornada Científica de Musicoterapia em 2001 e participou do IX Congresso Mundial de Musicoterapia em Washington D.C., EUA em 1999. Como palestrante participou do I Encontro de Artes e Cultura do Diabético no Inst. Estadual de Diabetes e Endocrinologia em 1989, da II Semana do Servidor Público da UFRRJ em 1999 e do VIII Simpósio Brasileiro de Musicoterapia com a palestra “Musicoterapia em Reabilitação”, realizado em São Paulo em 1995. Apresentou o Tema Livre “Musicoterapia em Afasia” no II Encontro Latino-Americano de Musicoterapia no Rio de Janeiro em 1998. Mais recentemente participou do XIII Encontro Anual da ABEM, realizado no Rio de Janeiro em 2004 apresentando o tema livre “Programas infantis televisivos e suas possíveis influências na educação de crianças e jovens: o caso das bruxas” e também do XVI Encontro Anual da ABEM realizado em Mato Grosso do Sul em 2007 onde apresentou a comunicação de pesquisa “As Práticas em Educação Musical Especial: possíveis contribuições da musicoterapia”. Ainda em 2007 participou da mesa redonda “A Interface entre Musicoterapia e Educação Musical” durante o FÓRUM DE PEDAGOGIA DA MÚSICA DO IVL na UNIRIO e da mesa redonda “Desafios no Ensino Especial de Música” no II Simpósio de Educação Musical da UFRJ, realizado na Escola de Música da UFRJ ambas no Rio de Janeiro.

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Publicado

2008-04-22

Como Citar

Eboli, C. (2008). UM OLHAR SOBRE AS DIFERENÇAS: CIDADANIA, MÚSICA E A ESCOLA INCLUSIVA. Cadernos Do Colóquio, 8(1). Recuperado de https://seer.unirio.br/coloquio/article/view/122

Edição

Seção

Música e educação