UM OLHAR SOBRE AS DIFERENÇAS: CIDADANIA, MÚSICA E A ESCOLA INCLUSIVA
Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem em músicaResumo
Neste estudo, temos por objetivo discutir algumas questões que dizem respeito à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais na escola regular de ensino e como a educação musical estaria inserida nesse contexto inclusivo atual. É interesse nosso, também, refletir sobre como se deu o processo de construção da identidade estigmatizada que caracteriza as pessoas com necessidades especiais e como elas estariam exercendo seus direitos de cidadãs e principalmente seus direitos à educação de qualidade. Como metodologia, utilizaremos a pesquisa bibliográfica, baseando-se em autores como Goffman (1988), Oliveira (2004), Dallari (2004) e Mazzota (1996). Penna (2002) nos auxiliará a entender melhor a problemática da falta de professores de música nas escolas de ensino regular e nos levará a questionar de que maneira a educação musical, estando presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais como disciplina, poderia auxiliar no processo de inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais nas classes das escolas regulares. Palavras-chave: educação musical; cidadania; alunos com necessidades especiais. ABSTRACT: In this paper, we deal with some matters related to the inclusion of students with special educational needs in the regular learning school and how music education could be inserted in the current inclusive context. We also discuss how the process for construction of a stigmatized identity that characterizes people with special needs took place and how they fulfill their citizenship rights, and mainly their rights to quality education. As a methodology, we will utilize bibliographic research based upon authors such as Goffman (1988), Oliveira (2004), Dallari (2004) and Mazzota (1996). Penna (2002) will help us better understand the problems related to the lack of music teachers in the regular schools and question how musical education, present in the National Curriculum Parameters as a discipline, could assist in the process of inclusion of students with special educational needs in the classrooms of regular learning schools. Key-words: music education; citizenship; students with special needsDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-04-22
Como Citar
Eboli, C. (2008). UM OLHAR SOBRE AS DIFERENÇAS: CIDADANIA, MÚSICA E A ESCOLA INCLUSIVA. Cadernos Do Colóquio, 8(1). Recuperado de https://seer.unirio.br/coloquio/article/view/122
Edição
Seção
Música e educação