MÚSICA COMO DISCURSO SEGUNDO SWANWICK, SLOBODA E SERAFINE E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA MÚSICA

Autores

  • Janaina Sabino de Oliveira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Daniela Silva de Rezende Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

As teorias de Swanwick, Sloboda e Serafine contribuíram para novas perspectivas pedagógicas de duas frentes distintas de trabalho com educação musical. Nesse artigo apresentamos as definições de música elaborada pelos autores e suas associações metafóricas com o discurso. Nós as relacionamos com atividades pedagógicas ministradas durante nossas pesquisas de mestrado em Educação Musical e em Performance e relatamos experiências práticas que confirmam alguns princípios estudados nas teorias dos autores citados. Por fim, indicamos pontos de interseção entre as três teorias. Abstract Swanwick, Sloboda and Serafine theories contributed to new pedagogical perspectives in two distinct music education works. This article presents definitions of music formulated by the authors and theirs metaphoric association with speech. We relate this to the pedagogical activities realized during our masters’ research in Music Education and in Performance and put forward practical experiences that confirm some principles studied in the mentioned authors theories. Also, we indicate intersection points between the three theories.

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Publicado

2010-03-11

Como Citar

de Oliveira, J. S., & de Rezende, D. S. (2010). MÚSICA COMO DISCURSO SEGUNDO SWANWICK, SLOBODA E SERAFINE E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA MÚSICA. Cadernos Do Colóquio, 10(2). Recuperado de https://seer.unirio.br/coloquio/article/view/557

Edição

Seção

Psicologia da Música