MÚSICA NA ESCOLA E MÚSICA FORA DA ESCOLA: VISÃO DE ALUNOS DE TRÊS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO
Resumo
A música trabalhada nas escolas e a música apreciada em outros ambientes constituem a identidade musical dos jovens que tem contato com essa expressão artística nesses diferentes locais. Nem sempre a música presente na escola atende às expectativas dos alunos. Este artigo busca comparar como a visão sobre a “música da escola”, de alunos de diferentes instituições, se modifica a partir do que é trabalhado durante as aulas e do contexto social no qual estão inseridos. Para tal foi aplicado um questionário a alunos do 6º, 7º e 8º anos do ensino fundamental do Colégio São Vicente de Paulo, do Colégio de Aplicação da UFRJ e do Colégio Estadual Álvaro Negromonte, respectivamente. As conclusões indicam que a dinâmica do ensino da música nos diferentes colégios influenciam a visão que os alunos tem da música na escola. Como no colégio estadual não há o ensino específico de música, mas a disciplina Artes, as respostas dos alunos diferem consideravelmente das dos alunos dos outros dois colégios, onde a Música se constitui como componente curricular. Em relação à música fora da escola, o gosto dos alunos das três instituições converge, indicando que apesar de contextos sociais diferentes, o acesso aos meios de comunicação modernos propicia semelhanças no que é apreciado pelos adolescentes. Abstract The music taught in schools and the music appreciated in other places establish the musical identity of young people who have contact with this artistic expression in these different locations. Not always the music dealt with at schools fulfils students’ expectations. This article aims at making a comparison between how the views on music at school of students from different institutions change according to the content worked during the classes and to the social context they belong to. To this end, a questionnaire was given to students of 6º, 7º and 9º anos of the Ensino Fundamental of Colégio São Vicente de Paulo, Colégio de Aplicação da UFRJ and Colégio Estadual Álvaro Negromonte, respectively. The conclusion indicates that the approaches used for teaching music in each school influence the way students see music at school. As in the state school there is not the teaching of music specifically, but only a school subject called Arts, its students’ answers differ considerably from the answers of the students from the two other schools, in which Music is in the curriculum. In relation to music outside school, the preferences of students from the three institutions converge, what indicates that despite the different social contexts, the access to modern medias makes the presence of similarities among students’ preferences possible.Downloads
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Publicado
2010-03-11
Como Citar
Braga, D. F. S., Jr., J. T. d’Assumpção, & de Castro, V. W. (2010). MÚSICA NA ESCOLA E MÚSICA FORA DA ESCOLA: VISÃO DE ALUNOS DE TRÊS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO. Cadernos Do Colóquio, 10(2). Recuperado de https://seer.unirio.br/coloquio/article/view/566
Edição
Seção
Psicologia da Música