POR UMA RECUSA À MORTE DOS SERES HUMANOS: GILGAMESH COMO SÍMBOLO REPRESENTATIVO MESOPOTÂMICO
Palavras-chave:
Gilgamesh, Mesopotâmia, morte, reis, “Epopeia de Gilgamesh”Resumo
Muitos personagens históricos podem simbolizar a extensa história da Mesopotâmia,entretanto este estudo busca apresentar um olhar individual acerca do rei mítico Gilgamesh ede sua influência ao longo de diferentes narrativas presentes na região mesopotâmica. Atravésde uma breve apresentação deste protagonista, indicarei como os seus discursos se enraizaramnas atitudes de reis porvindouros ao longo da história da Mesopotâmia. A morte, como exemploneste artigo, evidencia a tentativa de eternizar-se à todos os custos pelos monarcas que leramas narrativas da “Epopeia de Gilgamesh”
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Os direitos autorais de qualquer trabalho publicado na Revista pertencerão aos autores. Não haverá qualquer pagamento pela publicação na Revista e a aceitação dos originais implicará na aceitação das condições descritas nas informações sobre a revista constantes do escopo e de todas as regras apresentadas, assim como o respeito à legislação e às normas vigentes concernentes a publicações. A UNIRIO e seus entes subordinados não se responsabilizarão por quaisquer equívocos, questões e contendas entre autores, participantes e/ou entes institucionais que sobrevenham às publicações. O e-mail do autor será disponibilizado no trabalho.
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos. É adotada a licença Crative Commons do tipo “Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)”, acessível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/legalcode.pt , segundo a qual, em linhas gerais, é permitindo fazer o download dos trabalhos e o seu compartilhamento para fins educacionais, desde que sejam atribuídos os créditos a seus autores, citando também o repositório dos trabalhos, e sem que se possa alterar o material de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.