POR UMA RECUSA À MORTE DOS SERES HUMANOS: GILGAMESH COMO SÍMBOLO REPRESENTATIVO MESOPOTÂMICO

Autores

Palavras-chave:

Gilgamesh, Mesopotâmia, morte, reis, “Epopeia de Gilgamesh”

Resumo

Muitos personagens históricos podem simbolizar a extensa história da Mesopotâmia,entretanto este estudo busca apresentar um olhar individual acerca do rei mítico Gilgamesh ede sua influência ao longo de diferentes narrativas presentes na região mesopotâmica. Atravésde uma breve apresentação deste protagonista, indicarei como os seus discursos se enraizaramnas atitudes de reis porvindouros ao longo da história da Mesopotâmia. A morte, como exemploneste artigo, evidencia a tentativa de eternizar-se à todos os custos pelos monarcas que leramas narrativas da “Epopeia de Gilgamesh”

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz Ribeiro da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pós graduado (Lato Sensu) em História no Programa de Pós Graduação do Curso de Especialização em História Antiga e Medieval (CEHAM) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) em parceria com o centro acadêmico do Núcleo de Estudos da Antiguidade (NEA). Orientado pela Prof. Dr °. Gisele Marques Câmara.

Email para contato: andre_luiz_2015@hotmail.com

Downloads

Publicado

2021-02-13

Como Citar

Ribeiro da Silveira, A. L. (2021). POR UMA RECUSA À MORTE DOS SERES HUMANOS: GILGAMESH COMO SÍMBOLO REPRESENTATIVO MESOPOTÂMICO. Humanidades Em Revista, 1(2), 4. Recuperado de https://seer.unirio.br/hr/article/view/10878