ATUAÇÃO CONTEMPORÂNEA E O CINEMA DE GARAGEM
CORPOS DE INFERNINHO NAS BORDAS DO FICCIONAL
Palavras-chave:
Atuação contemporânea, Acontecimento, AmizadeResumo
Propomos neste artigo uma discussão que leva em consideração as contaminações entre teatro e cinema, com um olhar voltado à atuação, ao acontecimento e ao processo criativo que desloca a ênfase da autoria única para praticar um tipo de composição que se dá no plural. Para isso, investigamos essas relações a partir do contexto de realização do filme Inferninho (2018, Ceará – Brasil), trabalho resultante da amizade e encantamento entre o coletivo de cinema Alumbramento e o Grupo Bagaceira de Teatro. A proposta reflexiva partiu de mapeamento conceitual a fim de levantar questionamentos sobre a atuação contemporânea; de nossa percepção como espectadoras e espectador do filme em questão; além de entrevista com a equipe de produção. Consideramos as noções de cinema de garagem e brodagem (Marcelo Ikeda), amizade e contemporâneo (Giorgio Agamben) como estímulos para a discussão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Pietra Paola Garcia, André de Souza Macedo, Suelen Grimes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais de qualquer trabalho publicado na Revista pertencerão aos autores. Não haverá qualquer pagamento pela publicação na Revista e a aceitação dos originais implicará na aceitação das condições descritas nas informações sobre a revista constantes do escopo e de todas as regras apresentadas, assim como o respeito à legislação e às normas vigentes concernentes a publicações. A UNIRIO e seus entes subordinados não se responsabilizarão por quaisquer equívocos, questões e contendas entre autores, participantes e/ou entes institucionais que sobrevenham às publicações. O e-mail do autor será disponibilizado no trabalho.
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos. É adotada a licença Crative Commons do tipo “Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)”, acessível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/legalcode.pt , segundo a qual, em linhas gerais, é permitindo fazer o download dos trabalhos e o seu compartilhamento para fins educacionais, desde que sejam atribuídos os créditos a seus autores, citando também o repositório dos trabalhos, e sem que se possa alterar o material de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.