RECEPÇÃO DOS CLÁSSICOS, ESTUDOS PÓS-COLONIAIS E DECOLONIAIS:
REFLEXÕES PRELIMINARES SOBRE UMA PESQUISA DE DOUTORADO E O FANTASMA DA COLONIALIDADE DOS ESTUDOS CLÁSSICOS
Palavras-chave:
Pós-Colonialismo; Estudos Decoloniais; Recepção dos Clássicos; Estudos Clássicos; História AntigaResumo
Neste ensaio me proponho a apresentar algumas indagações e reflexões preliminares relativas ao arcabouço teórico-metodológico necessário para a fase inicial da pesquisa de doutorado que venho desenvolvendo. O texto é, majoritariamente, um apanhado de problemas e encruzilhadas com as quais venho me deparando (em especial a Colonialidade dos Estudos Clássicos) e termina com uma conclusão sobre as implicações decoloniais de a pesquisa em Antiguidade (e discursos relacionados) se fazer no Sul Global. Apresento a linha de raciocínio traçada durante o primeiro semestre do doutorado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Matheus Vargas de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais de qualquer trabalho publicado na Revista pertencerão aos autores. Não haverá qualquer pagamento pela publicação na Revista e a aceitação dos originais implicará na aceitação das condições descritas nas informações sobre a revista constantes do escopo e de todas as regras apresentadas, assim como o respeito à legislação e às normas vigentes concernentes a publicações. A UNIRIO e seus entes subordinados não se responsabilizarão por quaisquer equívocos, questões e contendas entre autores, participantes e/ou entes institucionais que sobrevenham às publicações. O e-mail do autor será disponibilizado no trabalho.
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos. É adotada a licença Crative Commons do tipo “Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)”, acessível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/legalcode.pt , segundo a qual, em linhas gerais, é permitindo fazer o download dos trabalhos e o seu compartilhamento para fins educacionais, desde que sejam atribuídos os créditos a seus autores, citando também o repositório dos trabalhos, e sem que se possa alterar o material de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.