O EVENTO RACIAL:
Um ensaio teórico de aproximação do pensamento de Foucault, Aquile Mbembe e Denise Ferreira da Silva a partir do conceito de raça.
Palavras-chave:
Evento Racial, Necropolítica, Biopolítica.Resumo
Este ensaio teórico tem por objeto de estudo o tema do evento racial, tendo como objetivo entender tanto os seus fundamentos teóricos como o significado na vida da população alvo. Para tratar deste tema, o método científico escolhido é a revisão bibliográfica a partir da literatura especializada do tema. Identificou-se nas considerações finais que o que a teoria de Denise Ferreira da Silva permite pensar é que a diferença moral e cultural produzida pelo evento racial está relacionada a um discurso justificador do processo de exploração colonialista. De modo que a discussão da dimensão moral de tal problema impede a apreensão dos fenômenos econômico-políticos que garantem a própria condição de reprodutividade do sistema mundial. Ademais, este estudo justifica-se sociologicamente e eticamente com base na necessidade de reflexão da violência racial, haja visto que no Brasil o necropoder é visível tanto no sistema carcerário, quanto na conformidade do poder publico e da sociedade civil com a população em situação de rua e com as condições precárias das regiões periféricas nas grandes cidades, como nos hospitais psiquiátricos e nas filas das defensorias públicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Matheus Horstmann, Fábio Régio Bento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais de qualquer trabalho publicado na Revista pertencerão aos autores. Não haverá qualquer pagamento pela publicação na Revista e a aceitação dos originais implicará na aceitação das condições descritas nas informações sobre a revista constantes do escopo e de todas as regras apresentadas, assim como o respeito à legislação e às normas vigentes concernentes a publicações. A UNIRIO e seus entes subordinados não se responsabilizarão por quaisquer equívocos, questões e contendas entre autores, participantes e/ou entes institucionais que sobrevenham às publicações. O e-mail do autor será disponibilizado no trabalho.
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos. É adotada a licença Crative Commons do tipo “Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)”, acessível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/legalcode.pt , segundo a qual, em linhas gerais, é permitindo fazer o download dos trabalhos e o seu compartilhamento para fins educacionais, desde que sejam atribuídos os créditos a seus autores, citando também o repositório dos trabalhos, e sem que se possa alterar o material de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.