MÍDIAS E IMAGINÁRIO SOCIAL:

OS SENTIMENTOS POLÍTICOS NA ELEIÇÃO DE 2018 E 2022

Autores

  • Diéssika Costa Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Gilberto Cezar de Noronha

Palavras-chave:

Símbolos Nacionais, Paixões políticas, Brasil, Gestão das paixões, Imaginário social

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre os “Artifícios da política: a utilização da bandeira nacional nas campanhas eleitorais de 2018 e 2022”, cujo objetivo geral é compreender o uso político dos símbolos nacionais na gestão das paixões políticas identificando como os candidatos os mobilizam em períodos eleitorais. Pretendemos aqui, especificamente, analisar como os símbolos nacionais são explorados e como a mídia pretende manipular/instituir o imaginário social por meio de imagens e símbolos, suscitando, mobilizando e potencializando paixões políticas, com um conjunto ideológico, que usa a eficácia emocional das mensagens para atrair seu eleitorado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diéssika Costa Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em história pelo Programa de Pós-graduação em História na Universidade Federal de Uberlândia (PPGHI/UFU) na linha de pesquisa Territorialidades, Cultura e Poder. Possui Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal de Uberlândia (INHIS/UFU). Integrante do Grupo de Pesquisa Experiências e Processos Sociais (GPEPS-UFU). Faz parte do Grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em História Política, da Universidade Federal de Uberlândia (NEPHISPO-UFU). Participante do Grupo de Pesquisa Memórias (UNIMONTES). Elaborou trabalhos sobre signos emocionais e os usos e desusos dos símbolos nacionais na política brasileira. Desenvolveu projeto de pesquisa durante um ano pelo Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica - PIVIC. Tem interesse em estudos voltados para imaginários, representações; política, mídias e cultura; linguagens e práticas políticas.

Gilberto Cezar de Noronha

Professor Associado ao Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia. Atua nos cursos de graduação e pós-graduação em história da UFU (Licenciatura, Bacharelado em História, Programa de Pós Graduação em Ensino de História (PPGEH - Profhistória UFU) e Programa de Pós-Graduação acadêmico em História, Cultura e Poder) Doutor em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com estágio de pesquisa na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris.Tem experiência na área de História, com ênfase em História Brasil, atuou principalmente nos seguintes temas: história, memória e patrimônio cultural, história e ensino de história, Políticas de Inclusão e práticas de Educação Inclusiva, discursos identitários; processos de regionalização, (territorialidades, cultura e poder. Interessa-se pelas estratégias de comunicação dos espaços de memória, a gestão do patrimônio cultural e sobre as narrativas historiográficas que exploram o universo fronteiriço das relações entre história e literatura. Tem pesquisado sobre as linguagens da exclusão, estereótipos, nomeações, expressões e figurações que constituem e instituem a gramática da exclusão pela qual são enunciados os dilemas nacionais, estratégia pela qual tem buscado pensar Minas Gerais, o Brasil e o mundo pelo viés da história. Foi coordenador dos cursos de graduação em história do INHIS-UFU 2016 a 2018), do Programa de Pós-graduação em Ensino de Historia (Profhistória-UFU) (2021-2022) e Coordenação de Extensão do Instituto de História (Pro tempore, 2023/2024). Atualmente, coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em História Política (NEPHISPO/Inhis/UFU) e atua como pesquisador (vice-líder) do Grupo Memórias (Grupo de Pesquisa do CNPQ/Unimontes).

Publicado

2025-12-13

Como Citar

Costa Silva, D., & Cezar de Noronha, G. . (2025). MÍDIAS E IMAGINÁRIO SOCIAL: : OS SENTIMENTOS POLÍTICOS NA ELEIÇÃO DE 2018 E 2022. Humanidades Em Revista, 7(2), 85–97. Recuperado de https://seer.unirio.br/hr/article/view/14121

Edição

Seção

DOSSIÊ HISTÓRIA E EMOÇOES: INTERFACES E INTERLOCUÇÕES