v. 7 n. 2 (2025): DOSSIÊ HISTÓRIA E EMOÇÕES: interfaces e interlocuções

John Pine (1690-1756), circa 1733. Gravura facsimile do texto original da Magna Carta, da Inglaterra, assinada em 1215 pelo rei John.

“O presente dossiê traz autores que refletem sobre a vida das emoções especialmente as emoções políticas. Pensar sobre as emoções é uma necessidade em tempos em que os instrumentos de mediação do mundo se tornam instáveis por conta das profundas e inexoráveis transformações efetuadas ao longo do primeiro quarto do século XXI.”

Os artigos do dossiê trazem uma reflexão teórica sobre o tratamento dado às emoções na História Pública; considerações sobre a sensibilidade nos jornais que tratam da Revolução Russa de 1917; uma análise do uso de mídias e a comoção social no campo das direitas políticas; um estudo sobre emoção e mística na poesia de Henriqueta Lisboa; uma reflexão sobre as emoções políticas como elementos centrais na constituição das relações de poder na Idade Média e uma ponderação  sobre o papel das emoções utilizadas pelas mídias sociais nos movimentos de contestação das eleições de 2024.

A seção Varia apresenta uma leitura de Crime e Castigo de Dostoievski, que busca articular literatura, psicanálise e filosofia moral; uma análise das letras de duas canções populares brasileiras sob o viés de Massa e Poder de Elias Canetti; uma investigação sobre o papel do Palmeira Clube de Ituiutaba/ MG,  como espaço de valorização da cultura afro-brasileira e um estudo sobre a importância da Governança Compartilhada no combate à corrupção e sua contribuição para uma mudança na cultura ética da nação.

Boas leituras!

Publicado: 2026-01-14