EMOÇÕES POLÍTICAS EM TEMPOS PRÉ-MODERNOS:

A IDADE MÉDIA

Autores

  • Almir Marques de Souza Junior Universidade Estadual de Goias UEG - Campus Norte - Uruaçu

Palavras-chave:

História das Emoções, Poder, Idade Média, Política

Resumo

Este artigo investiga as emoções políticas como elementos centrais na constituição das relações de poder na Idade Média, com ênfase em sua articulação simbólica, ritual e performativa. A hipótese central é que as emoções não apenas expressam estados individuais, mas operam como práticas sociais reguladas, que legitimam autoridades, mobilizam lealdades e estruturam identidades coletivas. A hipótese secundária sustenta que essas emoções são historicamente construídas e culturalmente codificadas, constituindo verdadeiros “regimes emocionais”. A partir das contribuições de autores como William Reddy, Barbara Rosenwein e Marc Bloch, o estudo propõe que a compreensão das emoções permite acessar as engrenagens invisíveis da política medieval. Ao analisar cerimônias régias, práticas religiosas e produções culturais, como as Cantigas de Santa Maria, o texto demonstra que afetos como medo, júbilo e devoção não eram apenas consequências das estruturas de poder, mas também ferramentas ativas de sua reprodução e contestação. O objetivo é reforçar a relevância da história das emoções como chave interpretativa indispensável para os estudos políticos medievais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Almir Marques de Souza Junior, Universidade Estadual de Goias UEG - Campus Norte - Uruaçu

Doutor e Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense e Graduado pela mesma instituição. Atualmente é professor da Universidade Estadual de Goiás - UEG no curso de História ( Campus Norte - Uruaçu ). Desenvolve pesquisa na área de história, tendo como último projeto a temática da “História Globlal do mundo pré-moderno”ORCID:

https://orcid.org/0000-0002-3071-5600

 

Publicado

2025-12-13

Como Citar

Souza Junior, A. M. de. (2025). EMOÇÕES POLÍTICAS EM TEMPOS PRÉ-MODERNOS: : A IDADE MÉDIA. Humanidades Em Revista, 7(2), 70–84. Recuperado de https://seer.unirio.br/hr/article/view/14118

Edição

Seção

DOSSIÊ HISTÓRIA E EMOÇOES: INTERFACES E INTERLOCUÇÕES