UM MODELO DE PARTICIPAÇÃO POPULAR PARA EVITAR UMA NOVA CRISE DE GOVERNANÇA NO BRASIL:
UM ESTUDO DE CASO NA CAMARA DE VEREADORES DO RIO DE JANEIRO ENTRE 2003 E 2014 (CESAR MAIA E EDUARDO PAES).
Palavras-chave:
corrupção; cultura nacional; governança compartilhada; mudança cultural; participação popular.Resumo
Resumo: A Governança Compartilhada através da participação popular e controle social é o grande desafio que se coloca na prática para combater a corrupção e obter maior efetividade nas políticas públicas. Além de uma revisão de literatura sobre governança compartilhada, combate a corrupcao, e mudanca cultural esse trabalho revisita a pesquisa sobre Democracia Participativa Brasileira realizada pelas professoras da Unirio Claudia do Amaral, Maria Guimarães e Raysa Daumerie em 2015. A partir dessa metodologia o trabalho apresenta um modelo teórico de Participação Popular e Mudança Cultural para Redução da Corrupção – PMRC. Este modelo demonstra que o compartilhamento de conhecimentos e soluções com a sociedade e com os outros países tem potencial de mudar a cultura nacional e então reduzir a corrupção. O estudo conclui, após uma analise criteriosa do Portal https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br, que para melhorar a participação social e combater a corrupção no Brasil é necessário passar do olhar jurídico para o foco na mudança da cultura ética da nação, começando pelo exemplo do governo.
Palavras-chaves: corrupção; cultura nacional; governança compartilhada; mudança cultural; participação popular.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cristiano Trindade De Angelis, Maria Eduarda Menezes Pacheco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais de qualquer trabalho publicado na Revista pertencerão aos autores. Não haverá qualquer pagamento pela publicação na Revista e a aceitação dos originais implicará na aceitação das condições descritas nas informações sobre a revista constantes do escopo e de todas as regras apresentadas, assim como o respeito à legislação e às normas vigentes concernentes a publicações. A UNIRIO e seus entes subordinados não se responsabilizarão por quaisquer equívocos, questões e contendas entre autores, participantes e/ou entes institucionais que sobrevenham às publicações. O e-mail do autor será disponibilizado no trabalho.
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos. É adotada a licença Crative Commons do tipo “Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)”, acessível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/legalcode.pt , segundo a qual, em linhas gerais, é permitindo fazer o download dos trabalhos e o seu compartilhamento para fins educacionais, desde que sejam atribuídos os créditos a seus autores, citando também o repositório dos trabalhos, e sem que se possa alterar o material de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.

Qualis/CAPES 2021- 2024 B2
Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras



