UM MODELO DE PARTICIPAÇÃO POPULAR PARA EVITAR UMA NOVA CRISE DE GOVERNANÇA NO BRASIL:
UM ESTUDO DE CASO NA CAMARA DE VEREADORES DO RIO DE JANEIRO ENTRE 2003 E 2014 (CESAR MAIA E EDUARDO PAES).
Keywords:
corrupção; cultura nacional; governança compartilhada; mudança cultural; participação popular.Abstract
Resumo: A Governança Compartilhada através da participação popular e controle social é o grande desafio que se coloca na prática para combater a corrupção e obter maior efetividade nas políticas públicas. Além de uma revisão de literatura sobre governança compartilhada, combate a corrupcao, e mudanca cultural esse trabalho revisita a pesquisa sobre Democracia Participativa Brasileira realizada pelas professoras da Unirio Claudia do Amaral, Maria Guimarães e Raysa Daumerie em 2015. A partir dessa metodologia o trabalho apresenta um modelo teórico de Participação Popular e Mudança Cultural para Redução da Corrupção – PMRC. Este modelo demonstra que o compartilhamento de conhecimentos e soluções com a sociedade e com os outros países tem potencial de mudar a cultura nacional e então reduzir a corrupção. O estudo conclui, após uma analise criteriosa do Portal https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br, que para melhorar a participação social e combater a corrupção no Brasil é necessário passar do olhar jurídico para o foco na mudança da cultura ética da nação, começando pelo exemplo do governo.
Palavras-chaves: corrupção; cultura nacional; governança compartilhada; mudança cultural; participação popular.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Cristiano Trindade De Angelis, Maria Eduarda Menezes Pacheco

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais de qualquer trabalho publicado na Revista pertencerão aos autores. Não haverá qualquer pagamento pela publicação na Revista e a aceitação dos originais implicará na aceitação das condições descritas nas informações sobre a revista constantes do escopo e de todas as regras apresentadas, assim como o respeito à legislação e às normas vigentes concernentes a publicações. A UNIRIO e seus entes subordinados não se responsabilizarão por quaisquer equívocos, questões e contendas entre autores, participantes e/ou entes institucionais que sobrevenham às publicações. O e-mail do autor será disponibilizado no trabalho.
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos. É adotada a licença Crative Commons do tipo “Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)”, acessível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/legalcode.pt , segundo a qual, em linhas gerais, é permitindo fazer o download dos trabalhos e o seu compartilhamento para fins educacionais, desde que sejam atribuídos os créditos a seus autores, citando também o repositório dos trabalhos, e sem que se possa alterar o material de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.

Qualis/CAPES 2021- 2024 B2
Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras



