A DEDICAÇÃO À FUNDÂNIA DO PRIMEIRO LIVRO DO DE RE RUSTICA DE VARRÃO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES SOBRE A MULHER E A ADMINISTRAÇÃO DA PROPRIEDADE AGRÍCOLA NA ROMA REPUBLICANA
Palavras-chave:
Varrão, Fundânia, Villa, Economia Romana, AdministraçãoResumo
O presente artigo tem por objetivo discutir de forma preliminar o papel da mulher pertencente à elite romana na administração da propriedade agrícola. Para tanto, analisaremos especificamente a dedicação do primeiro livro do De Re Rustica de Marco Terêncio Varrão à sua esposa, Fundânia. Dos três tratados agrícolas produzidos no intervalo entre os séculos II a.C. e I d.C. Fundânia é a única mulher para qual um livro é dedicado. Ao dedicar o primeiro livro do tratado à sua esposa, Varrão teria feito uma escolha estritamente pessoal ou seria possível considerar que as mulheres faziam parte da dinâmica de administração do patrimônio fundiário durante o período da República Tardia?
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais de qualquer trabalho publicado na Revista pertencerão aos autores. Não haverá qualquer pagamento pela publicação na Revista e a aceitação dos originais implicará na aceitação das condições descritas nas informações sobre a revista constantes do escopo e de todas as regras apresentadas, assim como o respeito à legislação e às normas vigentes concernentes a publicações. A UNIRIO e seus entes subordinados não se responsabilizarão por quaisquer equívocos, questões e contendas entre autores, participantes e/ou entes institucionais que sobrevenham às publicações. O e-mail do autor será disponibilizado no trabalho.
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos. É adotada a licença Crative Commons do tipo “Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)”, acessível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/legalcode.pt , segundo a qual, em linhas gerais, é permitindo fazer o download dos trabalhos e o seu compartilhamento para fins educacionais, desde que sejam atribuídos os créditos a seus autores, citando também o repositório dos trabalhos, e sem que se possa alterar o material de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.