“POR QUE NÃO FALAS COMO TODOS OS CRISTÃOS?” RETÓRICA E ANECLESIAMENTO NA EPÍSTOLA DE JOÃO II DE KIEV (c. 1076-1089) AO “ANTIPAPA” CLEMENTE III (1080-1100)
Keywords:
Metropolita João II de Kiev, “antipapa” Clemente III, “aneclesiamento”, retórica, sagrado.Abstract
Propomos no seguinte artigo uma leitura retórica da resposta epistolar do metropolita João II de Kiev (c. 1076-1089) ao “antipapa” Clemente III (1080-1100). Com mensagem expressando a preocupação do metropolita com supostas práticas desviantes dos seguidores do rito latino, o documento é geralmente considerado pela historiografia como uma afronta bizantinista contra uma alegada tentativa de unificação eclesiástica entre as Igrejas de Rus e imperial. Argumentamos que o líder eclesiástico de Kiev legitima a sua própria Igreja, que conserva um sagrado cristalizado, ao dessacralizar a comunidade de fé latina, a qual insiste em interferir na tradição. Chamamos este processo de afirmação de uma comunidade eclesiástica através da negação das prerrogativas de determinar o sagrado de outra Igreja de “aneclesiamento”.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-02-16
How to Cite
Neves, L. C. S. (2021). “POR QUE NÃO FALAS COMO TODOS OS CRISTÃOS?” RETÓRICA E ANECLESIAMENTO NA EPÍSTOLA DE JOÃO II DE KIEV (c. 1076-1089) AO “ANTIPAPA” CLEMENTE III (1080-1100). Humanidades Em Revista, 2(2), 55. Retrieved from https://seer.unirio.br/hr/article/view/10599
Issue
Section
ARTIGOS DO DOSSIÊ
License
Os direitos autorais de qualquer trabalho publicado na Revista pertencerão aos autores. Não haverá qualquer pagamento pela publicação na Revista e a aceitação dos originais implicará na aceitação das condições descritas nas informações sobre a revista constantes do escopo e de todas as regras apresentadas, assim como o respeito à legislação e às normas vigentes concernentes a publicações. A UNIRIO e seus entes subordinados não se responsabilizarão por quaisquer equívocos, questões e contendas entre autores, participantes e/ou entes institucionais que sobrevenham às publicações. O e-mail do autor será disponibilizado no trabalho.
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos. É adotada a licença Crative Commons do tipo “Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)”, acessível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/legalcode.pt , segundo a qual, em linhas gerais, é permitindo fazer o download dos trabalhos e o seu compartilhamento para fins educacionais, desde que sejam atribuídos os créditos a seus autores, citando também o repositório dos trabalhos, e sem que se possa alterar o material de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.