ESTRATÉGIA EM PALAVRAS: ANÁLISE RETÓRICA DO “MOTIM” DE 58 A.C. COMO RETRATADO EM DE BELLO GALLICO
Abstract
Em 58 a.C., imediatamente no início da campanha de Júlio César pela conquista nas Gálias, o general precisou lidar com um contratempo: suas tropas, assustadas com os rumores que ouviram sobre a força e ferocidade dos germanos, recusaram-se a seguir caminho com ele, temendo ainda, uma emboscada por parte de Ariovisto. Esse artigo pretende analisar as passagens que retratam esse evento – os capítulos 39, 40 e 41 do livro I do De Bello Gallico –, buscando identificar alguns dos argumentos retóricos instrumentalizados por Júlio César em sua narrativaDownloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-02-16
How to Cite
Borges, A. P. (2021). ESTRATÉGIA EM PALAVRAS: ANÁLISE RETÓRICA DO “MOTIM” DE 58 A.C. COMO RETRATADO EM DE BELLO GALLICO. Humanidades Em Revista, 2(2), 24. Retrieved from https://seer.unirio.br/hr/article/view/10755
Issue
Section
ARTIGOS DO DOSSIÊ
License
Os direitos autorais de qualquer trabalho publicado na Revista pertencerão aos autores. Não haverá qualquer pagamento pela publicação na Revista e a aceitação dos originais implicará na aceitação das condições descritas nas informações sobre a revista constantes do escopo e de todas as regras apresentadas, assim como o respeito à legislação e às normas vigentes concernentes a publicações. A UNIRIO e seus entes subordinados não se responsabilizarão por quaisquer equívocos, questões e contendas entre autores, participantes e/ou entes institucionais que sobrevenham às publicações. O e-mail do autor será disponibilizado no trabalho.
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos. É adotada a licença Crative Commons do tipo “Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)”, acessível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/legalcode.pt , segundo a qual, em linhas gerais, é permitindo fazer o download dos trabalhos e o seu compartilhamento para fins educacionais, desde que sejam atribuídos os créditos a seus autores, citando também o repositório dos trabalhos, e sem que se possa alterar o material de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.