AS AÇÕES POLÍTICO-MILITARES DE AGRÍCOLA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE BRETÃ EM TÁCITO
Keywords:
Agrícola, Tácito, Britânia.Abstract
No final do período republicano romano a figura do chefe militar ganhou cada vez mais poder político e social. Grandes personalidades surgiram a partir desse contexto sendo vistas, em grande parte, como representantes de determinadas virtudes valorizadas na cultura romana. Nas obras do historiador romano Tácito é possível perceber a construção de um perfil semelhante ao tratar do chefe militar Agrícola e traçar seus contrapontos com outros líderes descritos de forma negativa. Assim, ao longo da obra, não só é criado um perfil do romano idealizado, através da figura de Agrícola, como também é feito processo semelhante ao atribuir características e comportamentos específicos ao povo bretão criando para eles uma identidade própria baseada na ótica romana do autor. Quais são, então, as virtudes ideais que destacam um chefe militar no campo político em Tácito? Como são feitos os contrapontos negativos nessa relação? De que maneira a criação de uma identidade para o povo bretão atua no processo de idealização de Agrícola? Através da obra “Agrícola”, busco analisar como Tácito desenvolve o processo de idealização da ascensão político-militar romana e de que forma a construção da identidade bretã se insere nesse processo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais de qualquer trabalho publicado na Revista pertencerão aos autores. Não haverá qualquer pagamento pela publicação na Revista e a aceitação dos originais implicará na aceitação das condições descritas nas informações sobre a revista constantes do escopo e de todas as regras apresentadas, assim como o respeito à legislação e às normas vigentes concernentes a publicações. A UNIRIO e seus entes subordinados não se responsabilizarão por quaisquer equívocos, questões e contendas entre autores, participantes e/ou entes institucionais que sobrevenham às publicações. O e-mail do autor será disponibilizado no trabalho.
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos. É adotada a licença Crative Commons do tipo “Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)”, acessível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/legalcode.pt , segundo a qual, em linhas gerais, é permitindo fazer o download dos trabalhos e o seu compartilhamento para fins educacionais, desde que sejam atribuídos os créditos a seus autores, citando também o repositório dos trabalhos, e sem que se possa alterar o material de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.