A FIGURA DE PRAECIA E SUA INFLUÊNCIA POLÍTICA NA "VIDA DE LUCULO" DE PLUTARCO: APONTAMENTOS SOBRE O PAPEL DA PROSTITUTA NA SOCIEDADE ROMANA
Keywords:
História Romana, História de Gênero, História das MulheresAbstract
Dentre as diversas estratégias mobilizadas pelos homens no século I a.C. para o contorno de dificuldades ocasionadas pelo panorama de crise política, se encontrava a conexão com mulheres de estatuto baixo, como prostitutas, para a conquista de influência sobre seus parceiros sexuais mais permanentes. Esse foi o caso, por exemplo, da relação entre Lúcio Licínio Luculo e Públio Cornélio Cétego, estabelecida através da conexão com a prostituta Praecia. No entanto, apesar de ter sido crucial para o processo político romano à época, Praecia não é mencionada em nenhuma das fontes contemporâneas à aliança de Cétego e Luculo. Sendo citada apenas por Plutarco em sua "Vida de Luculo", composta no século II d.C. A pouca atenção a esta conexão vem levantando uma série de dúvidas sobre o papel de Praecia na aliança e o significado da descrição que Plutarco concede a essa mulher. O presente artigo busca discutir, assim, o papel de Praecia no relacionamento sustentado entre Cétego e Luculo como agente político ativo. Assim como visa estabelecer sua descrição por Plutarco como parte de uma tradição literária responsável pela representação de prostitutas como um Outro subversivo através da adjetivação masculina de tais personagens.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais de qualquer trabalho publicado na Revista pertencerão aos autores. Não haverá qualquer pagamento pela publicação na Revista e a aceitação dos originais implicará na aceitação das condições descritas nas informações sobre a revista constantes do escopo e de todas as regras apresentadas, assim como o respeito à legislação e às normas vigentes concernentes a publicações. A UNIRIO e seus entes subordinados não se responsabilizarão por quaisquer equívocos, questões e contendas entre autores, participantes e/ou entes institucionais que sobrevenham às publicações. O e-mail do autor será disponibilizado no trabalho.
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos. É adotada a licença Crative Commons do tipo “Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)”, acessível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/legalcode.pt , segundo a qual, em linhas gerais, é permitindo fazer o download dos trabalhos e o seu compartilhamento para fins educacionais, desde que sejam atribuídos os créditos a seus autores, citando também o repositório dos trabalhos, e sem que se possa alterar o material de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.