INTERFACES ENTRE TECNOLOGIA ASSISTIVA E TURISMO ACESSÍVEL
Palabras clave:
Tecnologia Assistiva, Turismo Acessível, pessoas com deficiência, acessibilidade, inclusãoResumen
Objetiva evidenciar interfaces existentes entre Tecnologia Assistiva e Turismo Acessível, além de explorar como a interseção entre ambas as temáticas tem sido abordada na literatura nacional. Para tanto, adotam-se revisões bibliográfica e documental para composição de pesquisa exploratória e descritiva em duas etapas. Na primeira, são conceituados a Tecnologia Assistiva e o Turismo Acessível, evidenciando-se as interfaces entre ambos. Na segunda etapa analisa-se, de forma exploratória com o software Voyant Tools, um corpus composto 14 pesquisas que versam sobre o tema. Identifica-se que Tecnologia Assistiva e Turismo Acessível se entrelaçam como essenciais para promover a inclusão das pessoas com deficiências nas atividades turísticas. No entanto, as pesquisas brasileiras sobre a temática são poucas e recentes, devendo as análises serem aprofundadas em trabalhos futuros.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Ian Carvalho de Andrade, Kamilla Aguiar de Sousa Costa, Lucas Rodrigues de Barros, Janicy Aparecida Pereira Rocha
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os direitos autorais de qualquer trabalho publicado na Revista pertencerão aos autores. Não haverá qualquer pagamento pela publicação na Revista e a aceitação dos originais implicará na aceitação das condições descritas nas informações sobre a revista constantes do escopo e de todas as regras apresentadas, assim como o respeito à legislação e às normas vigentes concernentes a publicações. A UNIRIO e seus entes subordinados não se responsabilizarão por quaisquer equívocos, questões e contendas entre autores, participantes e/ou entes institucionais que sobrevenham às publicações. O e-mail do autor será disponibilizado no trabalho.
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos. É adotada a licença Crative Commons do tipo “Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)”, acessível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/legalcode.pt , segundo a qual, em linhas gerais, é permitindo fazer o download dos trabalhos e o seu compartilhamento para fins educacionais, desde que sejam atribuídos os créditos a seus autores, citando também o repositório dos trabalhos, e sem que se possa alterar o material de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.