CLARISSIMA FEMINA: PAULINA E O ARQUÉTIPO DA MULHER ROMANA TARDIA NO SÉCULO IV EC

Autores/as

  • Hannah Serique Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Palabras clave:

História Antiga, Religião Romana, Gênero, Epigrafia, Antiguidade Tardia,

Resumen

A cultura epigráfica reflete o ordenamento social, seja através da onomástica dos dedicantes ou dedicados, seja pela sua própria materialidade. É visível o quanto ela nos tem revelado novas personagens, que auxiliam na compreensão da complexidade das relações humanas e divinas. O presente artigo visa a analisar uma ara funerária datada do século IV EC, período marcado por um processo de dissidência na esfera político-religiosa, dedicada a Aconia Fabia Paulina e Vettius Agorius Praetextatus, ilustres aristocratas defensores da religião tradicional romana. A partir de seu cursus honorum, pretendo desvelar os papéis designados a mulheres e homens na sociedade romana tardia e, por fim, serão abordados os ideais de feminilidade almejados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hannah Serique, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Graduanda de Licenciatura em História na UNIRIO, vinculada ao Laboratório de Estudos Interdisciplinares da Antiguidade - Núcleo de Estudos e Referências sobre a Antiguidade e o Medievo (NERO/UNIRIO), colaboradora do projeto “Eurykleia - Aquelas que tinham um nome” sob a orientação da Profª. Drª. Claudia Beltrão da Rosa.

Publicado

2020-10-13

Cómo citar

Serique, H. (2020). CLARISSIMA FEMINA: PAULINA E O ARQUÉTIPO DA MULHER ROMANA TARDIA NO SÉCULO IV EC. Humanidades Em Revista, 2(1), 113. Recuperado a partir de https://seer.unirio.br/hr/article/view/9936

Número

Sección

ARTIGOS DO DOSSIÊ