O APAGAMENTO DA ESCRAVIDÃO NEGRA AFRICANA NA CIDADE DE ITAPIRA-SP
Parole chiave:
Escravidão no Oeste Paulista; Escravidão em Itapira; Penha do Rio do Peixa; Ciclo do Café.Abstract
O presente artigo tem por objetivo apresentar o percurso da história da Vila Penha do Rio do Peixe, atual cidade de Itapira no interior de São Paulo, tendo como perspectiva a história da escravidão africana que lá existiu em meio ao aumento da produção de café no Oeste Paulista, mas que foi apagada em detrimento da história da imigração europeia. Tendo como aporte os documentos encontrados em meio aos materiais de estudo do memorialista Jácomo Mandato. Com isso, pretendemos analisar essa região e as relações sociais que estiveram presentes nela e assim, aprofundar sobre os caminhos que a cidade percorreu quando pensamos as relaçoes sociais e raciais estabelecidas.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Cristiane da Rosa Elias
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Os direitos autorais de qualquer trabalho publicado na Revista pertencerão aos autores. Não haverá qualquer pagamento pela publicação na Revista e a aceitação dos originais implicará na aceitação das condições descritas nas informações sobre a revista constantes do escopo e de todas as regras apresentadas, assim como o respeito à legislação e às normas vigentes concernentes a publicações. A UNIRIO e seus entes subordinados não se responsabilizarão por quaisquer equívocos, questões e contendas entre autores, participantes e/ou entes institucionais que sobrevenham às publicações. O e-mail do autor será disponibilizado no trabalho.
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos. É adotada a licença Crative Commons do tipo “Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)”, acessível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/legalcode.pt , segundo a qual, em linhas gerais, é permitindo fazer o download dos trabalhos e o seu compartilhamento para fins educacionais, desde que sejam atribuídos os créditos a seus autores, citando também o repositório dos trabalhos, e sem que se possa alterar o material de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.