A PANDEMIA E SEUS IMPACTOS PARA A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: REFLEXÕES ACERCA DOS CURSOS “PRÁTICAS ANTIRRACISTAS EM SAÚDE”
Parole chiave:
Curricularização, Universidade, Formação Profissional, Extensão Universitária, Serviço SocialAbstract
A extensão universitária com sua função de produção e socialização de conhecimento estimulando o protagonismo dos sujeitos e o movimento de curricularização, opõe-se à postura da Universidade detentora do saber. Em tempos de pandemia, com a necessidade de buscarmos novas formas de adaptação através do ensino remoto emergencial, o risco desta adaptação deixar de ser emergencial para se tornar definitiva como resposta ao avanço do neoliberalismo na educação e, mais especificamente, no ensino superior no Brasil, torna-se real. Uma extensão universitária que promova a prática profissional, a consciência social e o compromisso político, torna-se um espaço essencial de estágio em Serviço Social. Adaptando-se ao formato remoto, o Projeto de Extensão Luz, Câmera, Ação conseguiu contribuir para a democratização do conhecimento através de webinários. Sendo assim, este trabalho tem como objetivos trazer a reflexão sobre o significado da extensão universitária nas Universidades Públicas Brasileiras como também na formação profissional em Serviço Social.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Marta Oliveira
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Os direitos autorais de qualquer trabalho publicado na Revista pertencerão aos autores. Não haverá qualquer pagamento pela publicação na Revista e a aceitação dos originais implicará na aceitação das condições descritas nas informações sobre a revista constantes do escopo e de todas as regras apresentadas, assim como o respeito à legislação e às normas vigentes concernentes a publicações. A UNIRIO e seus entes subordinados não se responsabilizarão por quaisquer equívocos, questões e contendas entre autores, participantes e/ou entes institucionais que sobrevenham às publicações. O e-mail do autor será disponibilizado no trabalho.
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos. É adotada a licença Crative Commons do tipo “Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)”, acessível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/legalcode.pt , segundo a qual, em linhas gerais, é permitindo fazer o download dos trabalhos e o seu compartilhamento para fins educacionais, desde que sejam atribuídos os créditos a seus autores, citando também o repositório dos trabalhos, e sem que se possa alterar o material de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.