UM CAMINHO PELAS SOMBRAS

INDÍCIOS DE UMA CENA CONTEMPORÂNEA EM MATA TEU PAI E DELÍRIOS, SOMBRAS DO INCONSCIENTE

Autores

  • Welerson Freitas Filho UDESC
  • Daidrê Thomas de Amorim
  • Suzana Morelo Vergara Martins Costa

Palavras-chave:

Scene, Contemporany

Resumo

No contexto de pandemia da Covid-19 e isolamento social do ano de 2020, um grande número de experiências das artes da cena – adaptadas ou não – foram compartilhadas por meios digitais. Em algumas destas obras vislumbram-se indícios que apontam para uma possível cena contemporânea, entendendo o contemporâneo não como uma modalidade estética definida e seletiva, mas como práticas que tendem a romper com um ambiente de homogeneidade e de certezas. Neste texto, analisam-se dois espetáculos compartilhados em plataformas digitais durante a pandemia: Delírios: sombras do inconsciente da Cia. Quase Cinema e Mata teu Pai com dramaturgia de Grace Passô e atuação de Debora Lamm, a fim de refletir sobre possíveis caminhos da cena contemporânea e sobre seu diálogo com a noção de acontecimento e com uma certa ideia de sombra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Welerson Freitas Filho, UDESC

Ator e Doutorando em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT) - UDESC.

Daidrê Thomas de Amorim

Atriz, graduada em Bacharelado em Teatro – Interpretação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e em Estética e Teoria do Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Mestranda em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) – UNIRIO.

Suzana Morelo Vergara Martins Costa

Atriz integrante do grupo de teatro O Bando do Centro Cultural Casa Vermelha - Florianópolis -SC. Graduada em Antropologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestranda em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade de Santa Catarina.

Publicado

2021-08-17

Como Citar

Freitas Filho, W., Thomas de Amorim, D., & Morelo Vergara Martins Costa, S. (2021). UM CAMINHO PELAS SOMBRAS: INDÍCIOS DE UMA CENA CONTEMPORÂNEA EM MATA TEU PAI E DELÍRIOS, SOMBRAS DO INCONSCIENTE. Humanidades Em Revista, 3(1), 58–72. Recuperado de https://seer.unirio.br/hr/article/view/11198