TURISMO CULTURAL COMO FORMA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PARA AS COMUNIDADES LOCAIS

Autores

  • Marcelo Ribeiro
  • Eurico de Oliveira Santos

Palavras-chave:

Educação Patrimonial, Turismo Cultural, Comunidades Locais, Patrimônio Material e Imaterial

Resumo

Resumo: O presente artigo busca estabelecer relações entre o fenômeno do turismo cultural e a educação patrimonial, como mecanismo de valorização e de pertencimento das comunidades locais ao patrimônio e mesmo como forma de encarar o turismo como parte de uma dinâmica de preservação e os turistas como atores interativos e ao mesmo tempo complementares no processo de valorização e de incentivo a manutenção do patrimônio

Abstract: This article search explain the relations about cultural tourism and heritage education, the mechanism of value and make stakeholders in the local communities, in the same side of tourism see the dynamic methods of preservation and interactions of the tourists, and the local community in the process of values and incentive the maintain of heritage

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Biografia do Autor

Marcelo Ribeiro

Doutor em Turismo pela Universidade de Lãs Palmas de Gran Canária – ULPGC. Bacharel em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUC-RS. Professor da Universidade Federal de Alagoas - UFAL - Pólo Penedo

Eurico de Oliveira Santos

Doutor em Ciências Agropecuárias pela Universidade Autônoma do Estado do México – UAEM. Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Engenheiro Agrícola pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA. Bacharel em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUC-RS

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Publicado

2008-09-04

Como Citar

Ribeiro, M., & de Oliveira Santos, E. (2008). TURISMO CULTURAL COMO FORMA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PARA AS COMUNIDADES LOCAIS. Itinerarium, 1(1), 73. Recuperado de https://seer.unirio.br/itinerarium/article/view/137

Edição

Seção

Artigos