EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS SOCIAIS, PATRIMÔNIO E TURISMO: FAZER CONHECIMENTO
Palavras-chave:
Educação em Turismo, Educação Básica, Educação Patrimonial, Conhecimento TurísticoResumo
Resumo: O texto é uma introdução à relação de conhecimento científico para além do processamento operacional e funcional do campo do Turismo com os da educação básica, do patrimônio em suas instâncias, e com os fundamentos da Ciências Sociais como o apoio para a pesquisa. Uma estendida resenha do artigo “Educação e Turismo: reflexões para a elaboração de uma educação turística” de Ari da Fonseca Filho é o referencial à discussão da interação desses diferentes campos no processo do conhecimento científico no campo do Turismo e o da educação básica, como condição sine qua non da própria afirmação do Turismo
Abstract: The paper is an introduction to the connection of the scientific knowledge beyond the operational and functional practice of the tourism field with basic education, with the several stances of the heritage and social sciences foundations aiming research developments. An extended review of “Education and tourism: reflections on the making of a touristic education” by Ari da Fonseca Filho, is the references to the discussion on interactions between the other three fields towards the scientific knowledge of the Tourism field. To the author touristic education in the basic education institutions is the sine qua non condition to the future of the tourism affirmation