EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS SOCIAIS, PATRIMÔNIO E TURISMO: FAZER CONHECIMENTO

Autores

  • Sul Brasil Pinto Rodrigues

Palavras-chave:

Educação em Turismo, Educação Básica, Educação Patrimonial, Conhecimento Turístico

Resumo

Resumo: O texto é uma introdução à relação de conhecimento científico para além do processamento operacional e funcional do campo do Turismo com os da educação básica, do patrimônio em suas instâncias, e com os fundamentos da Ciências Sociais como o apoio para a pesquisa. Uma estendida resenha do artigo “Educação e Turismo: reflexões para a elaboração de uma educação turística” de Ari da Fonseca Filho é o referencial à discussão da interação desses diferentes campos no processo do conhecimento científico no campo do Turismo e o da educação básica, como condição sine qua non da própria afirmação do Turismo

Abstract: The paper is an introduction to the connection of the scientific knowledge beyond the operational and functional practice of the tourism field with basic education, with the several stances of the heritage and social sciences foundations aiming research developments. An extended review of “Education and tourism: reflections on the making of a touristic education” by Ari da Fonseca Filho, is the references to the discussion on interactions between the other three fields towards the scientific knowledge of the Tourism field. To the author touristic education in the basic education institutions is the sine qua non condition to the future of the tourism affirmation

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sul Brasil Pinto Rodrigues

Professor Associado I do Departamento de Turismo e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, doutor em Educação - UFRJ

Downloads

Publicado

2008-09-04

Como Citar

Brasil Pinto Rodrigues, S. (2008). EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS SOCIAIS, PATRIMÔNIO E TURISMO: FAZER CONHECIMENTO. Itinerarium, 1(1), 85. Recuperado de https://seer.unirio.br/itinerarium/article/view/138

Edição

Seção

Artigos