0016/2010 - Estudos do Oracle Database Vault

Autores/as

  • Sergio Puntar Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Leonardo Guerreiro Azevedo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Palabras clave:

Controle de acesso, Oracle Database Vault, Separação de responsabilidades, Ameaças internas

Resumen

Segurança da informação é um tema essencial em organizações comerciais e governamentais, e sua operacionalização requer a existência de funcionalidades que permitam garantir que apenas as pessoas devidamente autorizadas acessem os da-dos. Além disso, é muito comum que os administradores de banco de dados tenham acesso direto aos dados sensíveis, mesmo que haja controle de acesso para os usuários de negócio. Este trabalho apresenta um estudo da ferramenta Database Vault do SGBD Oracle, que se preocupa em impedir ameaças internas, através da separação de responsabilidades entre os usuários privilegiados do banco, protegendo os dados sensíveis, mas ainda permitindo a manutenção do banco pelos mesmos usuários.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leonardo Guerreiro Azevedo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professor Adjunto I do Departamento de Informática Aplicada (DIA) do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Publicado

2010-11-20

Cómo citar

Puntar, S., & Azevedo, L. G. (2010). 0016/2010 - Estudos do Oracle Database Vault. RelaTe-DIA, 4(1). Recuperado a partir de https://seer.unirio.br/monografiasppgi/article/view/1296

Número

Sección

Relatórios