0018/2009 - Indexação em Bancos de Dados Espaciais

Autores/as

  • Marcos Souza Veloso UNIRIO
  • Fernanda Araújo Baião UNIRIO
  • Leonardo Guerreiro Azevedo UNIRIO

Palabras clave:

indexação, bancos de dados espaciais, bancos de dados geográficos, busca em árvores, rasterização

Resumen

Um banco de dados espacial é um banco de dados que deve ter a capacidade de lidar com informações relacionadas ao espaço. Para tanto, tipos de dados específicos para este contexto são essenciais na modelagem dos objetos espaciais e na sua implementação. Além disso, operações e consultas no banco espacial devem ser eficientes e capazes de interagir com esses tipos específicos. Aumentar esta eficiência é um dos incentivos para a criação de índices em banco de dados. No caso dos bancos de dados espaciais, os índices devem considerar características próprias do contexto, o que torna a criação de índices tão ou mais complexa que a mesma tarefa em bancos relacionais. O desempenho dos bancos espaciais é influenciado negativamente pelo aumento do uso e do volume de dados, o que aumenta a importância dos índices. Métodos usados para indexação espacial se utilizam de árvores de busca, onde os ramos representam divisões do espaço para a construção de dos índices. Outra abordagem utilizada é a aproximação (ou assinatura) do resultado para permitir que operações usando o aspecto espacial dos objetos, sejam realizados com maior velocidade. Este trabalho apresenta um levantamento da literatura sobre o tema de indexação em bancos de dados espaciais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcos Souza Veloso, UNIRIO

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente cursando o Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Publicado

2009-09-08

Cómo citar

Veloso, M. S., Baião, F. A., & Azevedo, L. G. (2009). 0018/2009 - Indexação em Bancos de Dados Espaciais. RelaTe-DIA, 3(1). Recuperado a partir de https://seer.unirio.br/monografiasppgi/article/view/341

Número

Sección

Relatórios