0018/2009 - Indexação em Bancos de Dados Espaciais

Authors

  • Marcos Souza Veloso UNIRIO
  • Fernanda Araújo Baião UNIRIO
  • Leonardo Guerreiro Azevedo UNIRIO

Keywords:

indexação, bancos de dados espaciais, bancos de dados geográficos, busca em árvores, rasterização

Abstract

Um banco de dados espacial é um banco de dados que deve ter a capacidade de lidar com informações relacionadas ao espaço. Para tanto, tipos de dados específicos para este contexto são essenciais na modelagem dos objetos espaciais e na sua implementação. Além disso, operações e consultas no banco espacial devem ser eficientes e capazes de interagir com esses tipos específicos. Aumentar esta eficiência é um dos incentivos para a criação de índices em banco de dados. No caso dos bancos de dados espaciais, os índices devem considerar características próprias do contexto, o que torna a criação de índices tão ou mais complexa que a mesma tarefa em bancos relacionais. O desempenho dos bancos espaciais é influenciado negativamente pelo aumento do uso e do volume de dados, o que aumenta a importância dos índices. Métodos usados para indexação espacial se utilizam de árvores de busca, onde os ramos representam divisões do espaço para a construção de dos índices. Outra abordagem utilizada é a aproximação (ou assinatura) do resultado para permitir que operações usando o aspecto espacial dos objetos, sejam realizados com maior velocidade. Este trabalho apresenta um levantamento da literatura sobre o tema de indexação em bancos de dados espaciais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marcos Souza Veloso, UNIRIO

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente cursando o Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Published

2009-09-08

How to Cite

Veloso, M. S., Baião, F. A., & Azevedo, L. G. (2009). 0018/2009 - Indexação em Bancos de Dados Espaciais. RelaTe-DIA, 3(1). Retrieved from https://seer.unirio.br/monografiasppgi/article/view/341

Issue

Section

Relatórios