A memória das normalistas do Instituto Sarah Kubitschek (IESK) de Campo Grande

Autores

  • Amanda Oliveira Rabelo

Resumo

Esse trabalho tenciona analisar a memória das normalistas do Instituto Sarah Kubitschek (IESK), principalmente no que tange às influências do seu local de formação e moradia, na motivação de sua escolha profissional e na constituição de sua singularidade. Propõe-se indagar a geração da memória das normalistas do IESK, visando esclarecer os processos de subjetivação que contribuíram para a construção social dessas professoras, enquanto profissionais. A metodologia escolhida nessa investigação é a captação de narrativas orais de algumas normalistas, visando detectar os motivos pelos quais elas escolheram sua profissão e optaram especificamente por esta instituição. Na fase inicial dessa pesquisa foi possível constatar alguns dos motivos para a escolha da profissão: com destaque para a possibilidade de uma inserção rápida no mercado de trabalho e a feminização da profissão do professor, estimulada pelas instituições e pela sociedade.

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Como Citar

Rabelo, A. O. (2014). A memória das normalistas do Instituto Sarah Kubitschek (IESK) de Campo Grande. Revista Morpheus - Estudos Interdisciplinares Em Memória Social, 2(3). Recuperado de https://seer.unirio.br/morpheus/article/view/4096

Edição

Seção

Artigos originais