Representação discursiva em cadernos escolares

Autores

  • Isa Cristina da Rocha Lopes

Resumo

O presente artigo é parte integrante de projeto de pesquisa em andamento sobre cadernos e marcas de correção inscritas em cadernos escolares da 1a fase do Ensino Fundamental. O caderno é abordado como um documento integrante da narrativa da história da escola e como um suporte de escrita portador de um sistema lingüístico e cultural. Nessa perspectiva, postula-se que suas marcas identitárias estão em estreita vinculação com esse ambiente e com os personagens que interagem com ele: professores e alunos. A sua presença e permanência ao longo do tempo no contexto educacional evidenciam uma prática identitária dessa comunidade. Nesse sentido, trata- se de considerar as condições contextuais em que professores e alunos estão inseridos, analisar o caderno como mediador da aprendizagem e como vestígio integrante de contextos históricos, sociais e ideológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Lopes, I. C. da R. (2015). Representação discursiva em cadernos escolares. Revista Morpheus - Estudos Interdisciplinares Em Memória Social, 4(7). Recuperado de https://seer.unirio.br/morpheus/article/view/4756

Edição

Seção

Artigos originais