Entre a arte, o artista, o público e os meios de comunicação: a animação cultural e os estudos culturais

Autores

  • Victor Andrade de Melo

Resumo

Como qualquer ocorrência histórica, o conceito de cultura não pode ser encarado de forma homogênea e uniforme. A partir da segunda metade do século XX, percebe-se uma estruturação mais clara de algo que vinha se delineando no decorrer da história: a força e influência dos meios de comunicação na difusão cultural. Se a produção cultural sempre esteve ligada aos interesses das camadas dominantes, no capitalismo tardio se torna ainda mais estratégica. Tendo em vista tal ocorrência, como devemos compreender o nosso papel profissional a partir dos arranjos contemporâneos do conceito de cultura? Para buscar respostas para essa questão, neste artigo apresento algumas compreensões sobre as peculiaridades e potencialidades da Animação Cultural, estabelecendo um diálogo com teóricos relacionados aos Estudos Culturais.

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Como Citar

de Melo, V. A. (2015). Entre a arte, o artista, o público e os meios de comunicação: a animação cultural e os estudos culturais. Revista Morpheus - Estudos Interdisciplinares Em Memória Social, 5(9). Recuperado de https://seer.unirio.br/morpheus/article/view/4773

Edição

Seção

Artigos originais