4. Viagem (extremamente pessoal) em busca de um teatro do corpo

Autores

  • Luís Artur Nunes NYU

DOI:

https://doi.org/10.9789/2176-7017.2011.v3i1.%25p

Resumo

Resumo Neste texto o autor retoma sua relação com as experiências de dança e outras formas de treinamento corporal, comentando algumas cenas de espetáculos que resultaram dessa formação. Palavras-chave | Investigação artística | hibridização de linguagens | consciência corporal | dramaturgia do corpo | partitura cênica Abstract In this text, the author recounts his experiences with dance and other forms of corporal training, commenting on several scenes from some of his productions that have been a result of these formative experiences. Keywords | Artistic research | Linguistic hybridization | Corporal consciousness | Corporal dramaturgy | Scenic score Luís Artur Nunes é Doutor em Artes Cênicas pela NYU (1988), encenador e professor aposentado da Escola de teatro da UNIRIO, onde iniciou e desenvolveu pesquisa sobre teatro rapsódico, que resultou em espetáculos a partir da obra de Nelson Rodrigues (A vida como ela é), de contos de Machado de Assis, João do Rio, Orígenes Lessa, Ignácio de Loyola Brandão e Rubem Fonseca (Tragédias cariocas para rir). Fundou o Núcleo Carioca de Teatro, à frente do qual encenou também O homem e a mancha, de Caio Fernando Abreu; Seria trágico se não fosse cômico, de Dürrenmatt; além de muitos outros. Luís Artur Nunes holds a Ph.D in Scenic Arts from NYU (1988), and is a director and retired Professor in Theatre, UNIRIO, where he initiated and conducted research on rhapsodic theatre. Along with the group Núcleo Carioca de Teatro, which he founded, this research has resulted in productions of plays by Nelson Rodrigues (Life as It Is) and theatrical adaptions of short stories by Machado de Assis and Rubem Fonseca (Carioca Tragedies to Laugh). Among many other productions, he has directed Caio Fernando Abreu's O homem e a mancha (Man and His Mark) and Seria trágico se não fosse cômico (It Would Be Tragic, If It Weren't Comic) by Dürrenmatt.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Artur Nunes, NYU

Luís Artur Nunes é Doutor em Artes Cênicas pela NYU (1988), encenador e professor aposentado da Escola de teatro da UNIRIO, onde iniciou e desenvolveu pesquisa sobre teatro rapsódico, que resultou em espetáculos a partir da obra de Nelson Rodrigues (A vida como ela é), de contos de Machado de Assis, João do Rio, Orígenes Lessa, Ignácio de Loyola Brandão e Rubem Fonseca (Tragédias cariocas para rir). Fundou o Núcleo Carioca de Teatro, à frente do qual encenou também O homem e a mancha, de Caio Fernando Abreu; Seria trágico se não fosse cômico, de Dürrenmatt; além de muitos outros. Luís Artur Nunes holds a Ph.D in Scenic Arts from NYU (1988), and is a director and retired Professor in Theatre, UNIRIO, where he initiated and conducted research on rhapsodic theatre. Along with the group Núcleo Carioca de Teatro, which he founded, this research has resulted in productions of plays by Nelson Rodrigues (Life as It Is) and theatrical adaptions of short stories by Machado de Assis and Rubem Fonseca (Carioca Tragedies to Laugh). Among many other productions, he has directed Caio Fernando Abreu's O homem e a mancha (Man and His Mark) and Seria trágico se não fosse cômico (It Would Be Tragic, If It Weren't Comic) by Dürrenmatt.

Downloads

Como Citar

Nunes, L. A. (2012). 4. Viagem (extremamente pessoal) em busca de um teatro do corpo. O Percevejo Online, 3(1). https://doi.org/10.9789/2176-7017.2011.v3i1.%p

Edição

Seção

Processos e métodos de criação