13. Desmistificação na cena contemporânea: exemplos dos coletivos portugueses Colectivo 84 e Visões úteis
DOI:
https://doi.org/10.9789/2176-7017.2011.v3i1.%25pResumo
Resumo Ao analisar as escolhas espaciais, gestuais e sonoras de espetáculos selecionados da obra de dois coletivos portugueses atuantes na contemporaneidade – Hipólito e Velocidade máxima, do Colectivo 84, A comissão e Boom & Bang do Visões Úteis – o artigo investiga procedimentos de criação de imagens cênicas resistentes que instigam a reflexão crítica. Palavras-chave | Teatro contemporâneo | teatro português | cena crítica Abstract This paper analyzes space, gestuality and voice on selected productions of two collectives working in contemporary Portuguese theatre – Hippolytus and Maximum velocity (by Colectivo 84), The commission and Boom & Bang (by Visões Úteis) – in order to investigate creative procedures that bring forth resistant scenic images, which instigate critical reflection. Keywords | Contemporary theatre | Portuguese theatre | self-reflexive images Marcio Freitas é mestrando em Artes Cênicas na Unirio, onde também concluiu a graduação em Teoria do Teatro. Foi assistente editorial da revista Folhetim do Teatro do Pequeno Gesto e membro fundador da revista eletrônica Questão de crítica. É ator, diretor e pesquisador, membro do coletivo Teatro Número Três. Marcio Freitas is working toward a MA in Theatre Arts at Unirio, where he has completed his Undergraduate studies in Theatre Theory. He has been editorial assistant for Folhetim, journal of Teatro do Pequeno Gesto, and founding member of electronic journal Questão de crítica. He is an actor, director and researcher, member of the collective Teatro Número Três.Downloads
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Como Citar
Freitas, M. (2012). 13. Desmistificação na cena contemporânea: exemplos dos coletivos portugueses Colectivo 84 e Visões úteis. O Percevejo Online, 3(1). https://doi.org/10.9789/2176-7017.2011.v3i1.%p
Edição
Seção
Ensaios Livres