Luis Carlos Ripper na cenografia cinematográfica brasileira: a criação de uma identidade visual nacional

Autores

  • Elizabeth Motta Jacob

DOI:

https://doi.org/10.9789/2176-7017.2012.v4i1.%25p

Resumo

Resumo Este estudo discorre sobre a importância do trabalho de Luiz Carlos Ripper para a consolidação de uma imagética cinematográfica tradutora do imaginário Nacional Brasileiro no período que abrange as décadas de 60 a 80. Sua importância transcende a eficiência técnica se revelando conceitualmente forte, fundamental tanto para a consolidação e afirmação do papel do Diretor de Arte no Brasil quanto pela criação de uma visualidade francamente Brasileira. Visamos então compreender o movimento que permite a consolidação de uma visualidade entendida pelos agentes sociais da época analisada, como uma imagem reveladora da nacionalidade brasileira, apoiada em valores identitários expressos plástica e conceitualmente com o uso de materiais alternativos e total autonomia em relação aos padrões do cinema hegemônico. Palavras-chave | Visualidade | Direção de Arte | Cinema Brasileiro Abstract This study discusses the importance of Luiz Carlos Ripper work for the consolidation of cinematic imagery of Brazilian national imaginary in the period covering the ‘60 to ‘80. His importance transcends the technical efficiency unfolding strong conceptually fundaments both for the consolidation and affirmation of the role of Art Director in Brazil and the creation of a Brazilian visual imagery. We aim to understand the movement which then allows the consolidation of a visual understood by social agents at the time considered as a revealing picture of Brazilian nationality. We understand the importance of Luis Carlos Ripper research of the identity values and his capacity to express plastic and conceptually with the use of alternative materials and complete autonomy in relation to the standards of hegemonic cinema. Key-words | Visuality | Art Direction | Cinema Brasileiro Elizabeth Jacob é Professora do Departamento de Comunicação Visual EBA / UFRJ. Doutora em Teatro / UNIRIO, Mestre em Comunicação Social / Audiovisual, UFF, possui DEA em Estética pela Sorbonne Paris I. Foi coordenadora da área de Direção de Arte e do Curso de Pós-graduação em Direção de Arte da UNESA. Desenvolve trabalhos na área da construção da visualidade e da espacialidade no cinema e nas artes visuais em geral. Elizabeth Jacob is Adjunct Professor at the Department of Visual communication EBA/UFRJ. PhD in theatre/UNIRIO, master in Audiovisual media/, UFF , She holds a DEA in Aesthetics at the Sorbonne Paris I was coordinator of the art direction and the postgraduate course in art direction of UNESA. Develops works in the field of construction of visuality and spatiality in cinema and in Visual Arts in general. Integra em PDF

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-11-01

Como Citar

Jacob, E. M. (2012). Luis Carlos Ripper na cenografia cinematográfica brasileira: a criação de uma identidade visual nacional. O Percevejo Online, 4(1). https://doi.org/10.9789/2176-7017.2012.v4i1.%p