Teoria da Prática – Prática da Teoria: um diálogo entre investigação artística, dança e fenomenologia

Autores

  • Mónica Alarcón
  • Albert Ludwigs Universität Freiburg i.B.

DOI:

https://doi.org/10.9789/2176-7017.2014.v6i1.%25p

Resumo

Os artistas e as artistas não produzem somente obras de arte, mas também pesquisam sobre o seu processo criativo e suas obras. É esta pelo menos a postura de um novo estudo académico denominado “Pesquisa artística” que permite aos artistas e às artistas obterem um doutoramento. Diante disso, o conhecimento não se restringe à ciência, e a arte não se opõe ao discurso. Esta forma de pesquisa procura diferentes estratégias para superar a dicotomia entre teoria e prática. Mesmo que reconhecendo sua diferença, postula a interação e a influência mútua destas diferentes formas do saber. Especialmente quando a filosofia pretende pensar a dança, o corpo, as sensações, podemos nos perguntar se para compreender e analizar estas formas de conhecimento sensível não é necessário o desenvolvimento de novas formas de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Alarcón, M., & Ludwigs, A. (2015). Teoria da Prática – Prática da Teoria: um diálogo entre investigação artística, dança e fenomenologia. O Percevejo Online, 6(1). https://doi.org/10.9789/2176-7017.2014.v6i1.%p

Edição

Seção

Filosofia Performática