4. A cidade como alegoria.
DOI:
https://doi.org/10.9789/2176-7017.2009.v1i2.%25pResumo
O espetáculo Chamas na Penugem teve sua narrativa construída a partir de três eixos principais, articulados numa relação intertextual: a descrição oral das gravuras de Brueghel, o Velho, a criação cênica pelos atuadores de alegorias referentes a essas imagens, e as próprias gravuras, fonte de referência desses dois discursos, mas que não eram mostradas à platéia. A alegorização permitiu um novo olhar sobre a cidade que, em parte oriunda do imaginário popular medieval, surge, em cena, como alegoria, ruínas ou fragmento, permitindo o cruzamento de imagens e espacialidades de matrizes distintas. Palavras chave | alegoria | peça didática | Peter Brueghel Abstract Chamas na Penugem has its narrative constructed going out from three axes, articulated in an intertextual relation: the oral description of the engravings of Peter Brueghel, the Old; the scenic creation by the actors of the allegories referring to these images and the engravings themselves, originator of reference of these two discourses which were not shown to the public. We could say that the allegorization permitted a new look over the city. Partly originated by the popular/medieval imagination, the city appears in scene as allegory or fragment. Keywords | allegory | didactic play | Peter Brueghel INGRID DORMIEN KOUDELA é Livre Docente pela ECA/USP e pesquisadora pelo CNPq. Docente do Curso de Pós-Graduação em Artes Cênicas na ECA/USP e do Curso de Licenciatura em Teatro da UNISO - Universidade de Sorocaba. Autora de Jogos Teatrais (Perspectiva, 2002) é tradutora e introdutora do Sistema de Jogos Teatrais no Brasil. Pesquisadora de Brecht, com ênfase na Peça Didática, publicou vários volumes de sua autoria propondo uma abordagem alternativa para o ensino/aprendizagem da linguagem teatral e do texto literário. Em parceria com o Prof. Dr. Jacó Guinsburg publica sua tradução da obra de Georg Büchner, Georg Büchner. Na Pena e na Cena (Pespectiva, 2004). Colaboradora com vários verbetes no Dicionário de Teatro Brasileiro (Koudela, Ed. Perspectiva, 2006). Organizadora do volume Heiner Müller. O Espanto no Teatro (Perspectiva, 2003). INGRID DORMIEN KOUDELA, PhD is a Post Graduation Professor of Scenic Arts and CNPq Researcher at the University of São Paulo (USP) and Theater Professor at UNISO (Sorocaba, SP), published Jogos Teatrais (Perspectiva, 2002), translated various texts about Brecht, emphasizing Uma abordagem alternativa para o ensino/aprendizagem da linguagem teatral e do texto literário, and, in association with Professor Jacó Guinsburg (PhD), Georg Büchner’s: Georg Büchner, Na Pena e na Cena (Pespectiva, 2004). Collaborated on various notes in the Dicionário de Teatro Brasileiro (Koudela, Ed. Perspectiva, 2006) and organized Heiner Müller. O Espanto no Teatro (Perspectiva, 2003).Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-01-24
Como Citar
Koudela, I. D. (2010). 4. A cidade como alegoria. O Percevejo Online, 1(2). https://doi.org/10.9789/2176-7017.2009.v1i2.%p
Edição
Seção
Enfoques