Submissions

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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
  • The submission file is in OpenOffice, Microsoft Word, or RTF document file format.
  • Where available, URLs for the references have been provided.
  • The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines.

Author Guidelines

Para submeter trabalhos é necessário que o cadastro individual na revista contenha a opção autor.

Uma vez cadastrado, o autor deverá preencher todos os campos solicitados, transferir o arquivo do texto e preencher os metadados. Após seguir os passos indicados, tais como: escolher a seção: se o artigo pertence a um Dossiê Temático, à seção de Artigos Livres, ou Resenhas. Submeter o artigo desidentificado e, em "Outros", a ficha identificadora do/a autor/a, finalizar a submissão e clicar em Ok. Ao final, assegure-se de que o arquivo foi corretamente enviado.

 

OBSERVAÇÕES GERAIS

  1. Os trabalhos enviados fora das normas de publicação descritas abaixo não serão aceitos.
  2. A revisão ortográfica e gramatical é de responsabilidade do/s autor/es, podendo ensejar a reprovação direta do trabalho submetido.
  3. Quaisquer dúvidas ou sugestões, devem considerar como canal exclusivo de comunicação com a revista o e-mail: revistaoreunirio@gmail.com
  4. Os trabalhos deverão ser encaminhados até o prazo final estabelecido em cada chamada, salvo se houver prorrogação. Deve-se atentar para os canais de comunicação da Revista ORÉ, os quais divulgarão todas as etapas da publicação e alterações pertinentes.
  5. O Conselho Editorial da ORÉ - Revista Discente de Estudos Históricos goza do direito de escolher as publicações que farão parte do número vigente, desde que aprovadas pelo processo. Caso haja número maior que o necessário para edição, os trabalhos serão publicados nas edições subsequentes.
  6. O tempo médio de publicação de um trabalho é de 12 meses, podendo adiantar-se ou estender-se. Ao submeter um trabalho o/a autor/a concorda com o prazo.

 

REGRAS GERAIS PARA SUBMISSÃO

  1. Para o envio de trabalhos submetidos à apreciação e possível publicação, os arquivos deverão ser salvos na extensão “.doc”, digitados no editor de texto Microsoft Office Word, edição 1997-2003 ou superior.
  2. Toda e qualquer identificação de autoria deve ser removida do texto e da opção “Propriedades” no editor de textos Word, de modo a garantir o critério de sigilo da Revista. Qualquer informação nas propriedades internas do arquivo ou no corpo do texto submetido à Revista para fins de publicação, devem estar sem identificação, seja esta direta ou indireta, de seu/s autor/es, podendo ensejar a reprovação do trabalho.
  3. Todos os trabalhos enviados para a Revista Oré passarão primeiramente pela apreciação dos integrantes da Co-Editoria Chefe, ocasião em que será analisada a sua pertinência temática e adequação às normas previstas  e em relação à ABNT.
  4. A Co-Editoria atribuirá a cada trabalho avaliado, o status de: APROVADO ou REPROVADO. Após tal avaliação, os trabalhos aprovados serão encaminhados a no mínimo dois Pareceristas com titulação superior a/ao autor/a. Em caso de autor/es com doutorado, os Pareceristas terão igual titulação.
  5. Os Pareceristas, após leitura e análise, atribuirão a cada trabalho, a situação de APROVADO, APROVADO COM ALTERAÇÕES ou REPROVADO. Situações que podem ocorrer e suas consequências:
    1. Dois Pareceres com situação APROVADO, submissão indicada para publicação;
    2. Um Parecer APROVADO ou APROVADO COM ALTERAÇÕES e outro  REPROVADO, submissão para um terceiro Parecerista a quem competirá desempatar;
    3. Um Parecer APROVADO e outro APROVADO COM ALTERAÇÕES, o trabalho será indicado para publicação após as correções pelo/s respectivo/s Autor/es; 
    4. Dois Pareceres com situação REPROVADO, o trabalho será devolvido a/ao autor/a como reprovado para fins de publicação;
  6. A Co-editoria da Revista terá plenos poderes para avaliar se a situação APROVADO COM ALTERAÇÕES em um dos Pareceres de que trata o item “2” anterior, deverá ser encaminhada ou não para desempate, considerando as observações que embasaram o Parecerista acerca de tais ressalvas e a Política Editoral da Revista Oré.
  7. Trabalhos com um status de APROVADOS COM ALTERAÇÃO e com aprovação da Co-Editoria a que se refere o item anterior, deverão ser obrigatoriamente corrigidos pelo/s respectivo/s autor/es no prazo de dez (10) dias contados da sua notificação pela Co-Editoria. Caso não sejam corrigidos e devolvidos no prazo estipulado, serão considerados como desistentes para todos os efeitos.
  8. O Conselho Editorial da Revista Oré compromete-se a informar aos autores a respeito da publicação ou não publicação de seus trabalhos por intermédio de mensagem eletrônica (e-mail) encaminhada ao endereço eletrônico indicado pelo/s autor/es por ocasião da sua inscrição.
  9. O Conselho Editorial deverá limitar a um (1), o número de trabalhos publicados pelo mesmo/a autor/a a cada edição da Revista;
  10. Os direitos autorais dos trabalhos publicados na Revista Oré pertencem ao/s respectivos autor/es, bem como a responsabilidade civil e criminal sobre o seu conteúdo para todos os efeitos legais;
  11. Os trabalhos que não contemplem as normas editoriais estabelecidas neste Edital e na Política Editorial da Revista Oré ou signifiquem manifestação de preconceito de qualquer espécie, “fake news” ou em desacordo com as leis vigentes no Brasil, não serão avaliados para publicação, restando à Co-Editoria o encaminhamento que entender cabível ao caso;
  12. A remessa de trabalhos originais implica na total aceitação dos termos e condições estabelecidos neste Edital e na Política Editorial da Revista Oré.
  13. O número de autores e/ou autoras de cada trabalho submetido será de, no máximo, três (03). A Co-Editoria poderá submeter à apreciação do Conselho Editorial, caso excepcional em que um trabalho poderá contemplar mais de três (3) autores, ocasião em que, por maioria, será decidida a possibilidade ou não de publicação, com as justificativas pertinentes registradas em Ata.
  14. É de inteira responsabilidade dos autores o atendimento às normas expressas, a coerência gramatical dos textos submetidos para avaliação, assim como o teor dos artigos e demais trabalhos científicos submetidos a este periódico. Os textos redigidos em língua portuguesa devem obedecer ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, aprovado em 2008 e em vigor desde 2009.
  15.  Todos os trabalhos poderão ser submetidos a teste de plágio. Caso haja indicação inequívoca de plágio ou autoplágio, o trabalho será reprovado em qualquer fase de sua submissão e, se já tiver sido publicado, será excluído imediatamente da sua versão digital, assim como serão tomadas medidas jurídicas que serão avaliadas pelo Corpo Editorial da Revista, nos termos da legislação vigente. Caso haja dúvida quanto à observação de plágio, a Revista comunicará o/a autor/a a se manifestar, por escrito, em prazo não superior a 5 (cinco) dias.  

 

NORMAS DE PUBLICAÇÃO PARA ARTIGOS DO DOSSIÊ E ARTIGOS LIVRES

  1. Artigos: deverão ter a extensão textual de, no mínimo, 12 páginas, e, no máximo, 22 páginas, sem considerar os resumos em português e em língua estrangeira, bem como as referências bibliográficas.
  2. Formato: folha tamanho A4, digitados em fonte Arial 12; espaço entre linhas: 1,5; Margens superior 3cm, inferior 2,5 cm, esquerda 3 cm, direita 2,5 cm; recuo do início dos parágrafos de 1,25 cm.
  3. Título: deve estar centralizado, em caixa alta e em negrito; fonte Arial 14. Em caso de subtítulo, deve estar centralizado, em caixa alta e em negrito; fonte Arial 12.
  4. Resumo: no mesmo idioma do texto, contendo até 12 linhas, em Arial, fonte 10, espaço entre linhas simples, em parágrafo único, acompanhado de três a cinco palavras-chave separadas por ponto e vírgula; abaixo do resumo, deve-se colocar obrigatoriamente o título do artigo e o resumo em outro idioma (preferencialmente espanhol), seguindo as mesmas normas descritas no título e resumo.
  5. Subtítulos: não devem vir numerados, devem vir apenas em negrito; fonte Arial 12; alinhados à esquerda com espaço de uma linha do parágrafo anterior e sem espaço em relação ao parágrafo seguinte.
  6. Citações: As citações podem aparecer em qualquer parte do documento. As citações serão feitas dentro do parêntese em letras maiúsculas e minúsculas. Ex: (Freire, 1982, p.13) ou (Sartori; Debastiani; Oliveira, 2022, p.25). Nas referências a caixa alta para o sobrenome continua. Em citações diretas acrescenta-se a data publicação, número da página, ou localização, se houver, para indicar o local exato da menção. Ex: (Carvalhal; Bernardes, 2015, local. 194).
    1. As citações de até três linhas, devem estar contidas em aspas duplas. As citações diretas, no texto, com mais de três linhas devem ser destacadas com recurso padronizado com letra menor que o texto e sem aspas. O recuo de 4 cm é somente uma recomendação. Para citações com quatro ou mais autores é opcional o uso da expressão et al para reduzir o texto. Mesmo que na referência constem todos os autores. O ponto final é utilizado para encerrar a frase, e não a citação. Ex: "Estes espaços têm o objetivo de promover a cultura e ofertar ambientes confortáveis para momentos de descanso e lazer na jornada acadêmica" (Kraemer et al., 2022, p. 8). Para autores com o mesmo sobrenome e data de publicação, devem-se acrescentar as iniciais de seus prenomes. Se persistir a coincidência, colocam-se os pronomes por extenso.
    2. As expressões em origem latinas devem ser em itálico: apud, et al., Segundo a ABNT, não se pode enfatizar com grifo do autor, esta forma fora excluída, é necessário utilizar grifo nosso ou grifo próprio, quando o original já tiver destaque, não é preciso informar o grifo. A indicação de autoria governamental, dentro dos parênteses, deve ser feita pela jurisdição ou nome do órgão superior, em letras maiúsculas e minúsculas. Ex: (Rio Grande do Sul, 2020). Indicação de autoria jurídica, dentro dos parênteses, deve ser feita pela sigla ou nome completo, em letras maiúsculas e minúsculas. Recomenda-se que as siglas sejam grafadas em letras maiúsculas. Ex: (Organização das Nações Unidas, 2023, p. 15).
  7. Notas de rodapé: devem se resumir a notas explicativas, ordenadas sequencialmente em números arábicos e obedecendo à seguinte formatação: fonte Arial, corpo 10, espaço entre linhas simples e alinhamento justificado.
  8. Referências Bibliográficas: deverão estar ao final do texto seguindo as normas da  ABNT, texto à esquerda, em ordem alfabética, espaçamento simples, conforme os exemplos a seguir:
  • Artigo de periódico

ALONSO, A. ‘‘As teorias dos movimentos sociais: um balanço do debate.’’ In.: Lua Nova, n.76, p. 49-86, 2009.

  • Livro Completo

BLOCH, Marc. Apologia da história, ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

  • Capítulo de Livro

ALENTEJANO, P. O Norte Fluminense, a luta pela terra e a política de reforma agrária no Estado do Rio de Janeiro. In: PEDLOWSKI, M.; OLIVEIRA, J. C.; KURY, K. A. (Orgs.) Desconstruíndo o latifúndio: A saga da reforma agrária no Norte Fluminense. Rio de Janeiro: Apicuri, 2011.

  • Tese (Doutorado) ou Dissertação (Mestrado):

GRYNSPAN, M. Mobilização camponesa e competição política no estado do Rio de Janeiro: (1950-1964). 392 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1987.

  • Imagens

As imagens devem ser inseridas no corpo do texto e numeradas consecutivamente. Os títulos necessariamente devem constar na parte superior das ilustrações/quadros, usando fonte tamanho 12 e alinhamento centralizado. A fonte e a legenda (se houver) devem estar incluídos na parte inferior da imagem com fonte Arial, tamanho 10.

  • Documentos eletrônicos

AUTOR (ES). Denominação ou Título em negrito. Indicações de responsabilidade. Data. Disponível em [colocar link]. Acessos em: colocar a data de acesso.

 

INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESENHA

  1. Serão publicadas resenhas de livros da área de Ciências Humanas devendo os títulos resenhados terem sido publicados em um período entre 2018-2023 para publicações nacionais e 2016-2023 para publicações internacionais.
  2. As resenhas devem ter no mínimo sete (7) e no máximo dez (10) laudas.
  3. As resenhas devem seguir o padrão: Título da resenha, autor e referência da obra resenhada, seguindo as normas da ABNT.
  4. As demais normas para submissão de resenhas são conforme as já previstas para os artigos, com exceção do resumo e palavras-chave.

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