À propos de cette revue
Nós, alunos da graduação e pós-graduação em História da UNIRIO, consideramos necessária a criação de um canal que promova a transmissão de conhecimento, a fim de fortalecer a produção e o debate dentro da nossa comunidade. Temos como objetivo maior a divulgação de pesquisas dentro do campo da História e, assim, contribuir na formação dos membros da comunidade acadêmica, além de tentar facilitar o acesso ao conhecimento científico, público, gratuito e de qualidade.
Para a nossa Revista Discente de Estudos Históricos escolhemos o nome Oré, uma das designações para a palavra nós em tupi antigo. Oré é chamado de pronome exclusivo, porque diz a respeito de um grupo, marca uma distinção entre os de dentro e os de fora e, além disso, independe das circunstâncias; ou seja, é o nós que compreende uma comunidade, que fala de um pertencimento que perdura.
A escolha é um tributo e um reconhecimento ao grupo indígena dos tamoios, cujo território se estendia pelo litoral do estado do Rio de Janeiro até São Paulo, incluindo a Baía de Guanabara, onde nossa universidade se localiza. Apesar de nosso escopo editorial ser voltado a todas as áreas de pesquisas históricas, para além da indígena, pensamos os tamoios como metonímia de muitos outros grupos culturais, étnicos, religiosos, de gênero e sociais, aos quais gostaríamos de nos fazer espaço, tanto para autores (as), quanto para as temáticas abordadas. Se por um lado a violência histórica apaga coletivos, então é em sua narrativa que podem ocorrer os processos de reparação, memória, resgate e conformação de identidades. Também nós somos uma pequena comunidade à contramão dos ataques anticientíficos, negacionismos, falseamentos e sucateamento da educação pública: Oré, o nós que resiste.