Editorial - Tessituras: psicanálise e literatura, mais ainda...

Autores

Resumo

Esta edição traz como marca a articulação entre psicanálise e literatura.  Como já sublinhamos em outros momentos, por vezes os temas conspiram, mesmo nas seções livres. A maioria dos artigos tecem uma trama entre obras literárias diversas, e conceitos psicanalíticos. O que faz com que tantos autores, ao mesmo tempo, procure na literatura um modo de dizer sobre aquilo que os atravessa? Não temos a resposta, mas é sabido que não é de hoje que esses campos se entrelaçam. Aliás, o criador da psicanálise já dizia que os escritores e os poetas são os verdadeiros descobridores da psicanálise, dado que, em suas obras, anteciparam as descobertas freudianas. Somos testemunhas do gradual distanciamento da psicanálise dos ideais da medicina, e seu avanço na direção da literatura e das artes. Freud era um homem de “letras”. Por mais que seu ponto de partida tenha sido a medicina, trazia consigo o desejo de ser escritor. A escrita, seja ela literária ou não, tem o poder de nos transportar para outra realidade, trazendo à tona o que há de singular no sujeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Maurano, UNIRIO

Psicanalista.Editora e fundadora do Periódico Psicanálise e Barroco em revista. Professora Titular aposentada do Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Membro do Corpo Freudiano Seção Rio de Janeiro.

Lucia Perez, UNIRIO

Psicanalista. Professora Adjunta 4 do Departamento Fundamentos da Educação – UNIRIO. Editora Responsável pelo periódico Psicanálise e Barroco em revista. Membro do Corpo Freudiano Escola de Psicanálse.

Renata Mattos Avril

Psicanalista, musicista amadora. Possui Pós-doutorado pela Université Côte d'Azur (França) e Doutorado em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Investiga, sobretudo, a articulação entre psicanálise e música a partir do objeto voz

Downloads

Publicado

2022-03-11

Como Citar

SOUZA, J. D. S.; MELLO, D. M.; PEREZ, L. M. de F. .; AVRIL, R. M. Editorial - Tessituras: psicanálise e literatura, mais ainda... . Psicanálise & Barroco em Revista, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 9–15, 2022. Disponível em: https://seer.unirio.br/psicanalise-barroco/article/view/11739. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Editorial