APROPRIAÇÕES DO SABER PSICANALÍTICO PELA PSICOPEDAGODIA: CONTRIBUIÇÕES AO CAMPO DO DESEJO

Autores

  • Joyce Hilario Maranhão
  • Camilla Araújo Lopes Vieira
  • Karla Patrícia Holanda Martins

DOI:

https://doi.org/10.9789/1679-9887.2017.v15i1.259-278

Resumo

Este artigo discute quais leituras a psicopedagogia faz da psicanálise para apoiar
sua práxis e que contribuições do campo psicanalítico são possíveis para se
considerar o sujeito e suas dimensões transferenciais no processo psicopedagógico.
Realizou-se uma pesquisa bibliográfica na base de dados BVS psi. no período de
maio a junho de 2016. A análise crítica de artigos científicos que versam sobre
intervenções psicopedagógicas fundamentadas nas teorias psicanalíticas circulou em
torno de dois eixos: constituição psíquica e noção de sujeito para a psicanálise; e laço social e transferência. Conclui-se que o trabalho do psicopedagogo orientado pela psicanálise pode contribuir para intervir nas dificuldades de aprendizagem e na
inclusão no campo educacional que leve em consideração o desejo do sujeito e sua
relação com o aprender.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-03-17

Como Citar

HILARIO MARANHÃO, J.; ARAÚJO LOPES VIEIRA, C.; HOLANDA MARTINS, K. P. APROPRIAÇÕES DO SABER PSICANALÍTICO PELA PSICOPEDAGODIA: CONTRIBUIÇÕES AO CAMPO DO DESEJO. Psicanálise & Barroco em Revista, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 259–278, 2018. DOI: 10.9789/1679-9887.2017.v15i1.259-278. Disponível em: https://seer.unirio.br/psicanalise-barroco/article/view/7286. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos