IMAGEM A PERDER DE VISTA: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES ACERCA DA NOÇÃO DE IMAGEM ENQUANTO REPRESENTAÇÃO

Autores

  • Ariane Santellano de Freitas
  • Luís Fernando Lofrano de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.9789/1679-9887.2014.v12i2.%25p

Resumo

A noção de imagem tem sido habitualmente associada a questões visuais, havendo a
retirada de algumas de suas características peculiares de cena, a saber, o seu processo de
representação e sua formação inconsciente. A suspensão do visual possibilita novos
contornos aos objetos que se apresentam, não permitindo que o ponto cego do sujeito
seja justamente o apelo à visualidade. A fim de ampliar a discussão acerca das questões
propostas, esse estudo parte da construção de imagem de acordo com a obra do crítico
de arte Didi-Huberman, trazendo à baila o lugar do olhar nesse ensejo; avançando até
Freud, no qual o entendimento de imagem com estreita ligação com o inconsciente, bem
como um conceito enquanto representação é desenvolvido. Por fim, a fala de um sujeito
cego acerca do belo propicia um enlace com discussão teórica proposta, vislumbrando
novas possibilidades de construção da imagem.

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Publicado

2018-03-05

Como Citar

SANTELLANO DE FREITAS, A.; LOFRANO DE OLIVEIRA, L. F. IMAGEM A PERDER DE VISTA: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES ACERCA DA NOÇÃO DE IMAGEM ENQUANTO REPRESENTAÇÃO. Psicanálise & Barroco em Revista, [S. l.], v. 12, n. 2, 2018. DOI: 10.9789/1679-9887.2014.v12i2.%p. Disponível em: https://seer.unirio.br/psicanalise-barroco/article/view/7379. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos