IMAGEM A PERDER DE VISTA: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES ACERCA DA NOÇÃO DE IMAGEM ENQUANTO REPRESENTAÇÃO

Autores/as

  • Ariane Santellano de Freitas
  • Luís Fernando Lofrano de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.9789/1679-9887.2014.v12i2.%25p

Resumen

A noção de imagem tem sido habitualmente associada a questões visuais, havendo a
retirada de algumas de suas características peculiares de cena, a saber, o seu processo de
representação e sua formação inconsciente. A suspensão do visual possibilita novos
contornos aos objetos que se apresentam, não permitindo que o ponto cego do sujeito
seja justamente o apelo à visualidade. A fim de ampliar a discussão acerca das questões
propostas, esse estudo parte da construção de imagem de acordo com a obra do crítico
de arte Didi-Huberman, trazendo à baila o lugar do olhar nesse ensejo; avançando até
Freud, no qual o entendimento de imagem com estreita ligação com o inconsciente, bem
como um conceito enquanto representação é desenvolvido. Por fim, a fala de um sujeito
cego acerca do belo propicia um enlace com discussão teórica proposta, vislumbrando
novas possibilidades de construção da imagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-03-05

Cómo citar

SANTELLANO DE FREITAS, A.; LOFRANO DE OLIVEIRA, L. F. IMAGEM A PERDER DE VISTA: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES ACERCA DA NOÇÃO DE IMAGEM ENQUANTO REPRESENTAÇÃO. Psicanálise & Barroco em Revista, [S. l.], v. 12, n. 2, 2018. DOI: 10.9789/1679-9887.2014.v12i2.%p. Disponível em: https://seer.unirio.br/psicanalise-barroco/article/view/7379. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos