CONSONÂNCIAS E DISSONÂNCIAS NOS MODOS DE ESCUTA NA MÚSICA E NA PSICANÁLISE

Autores

  • Olga Picún Faculdade de Informação e Comunicação da Universidad de la República – Udelar (Uruguai)
  • Ana Maria Fernández Caraballo Instituto de Educação, Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação da Universidad de la República – Udelar (Uruguai

DOI:

https://doi.org/10.9789/1679-9887.2019.v17i3.49-66

Resumo

Na ampla história da música ocidental, cujo antecedente direto é geralmente localizado na Grécia Antiga, o ouvinte e a escuta experimentaram múltiplas mudanças. A lei que rege um modo de escutar não se encontra fora de determinações históricas, políticas, sociais que excedem o campo especificamente musical. Não obstante, as transformações musicais são inevitáveis para se aproximar de uma compreensão das mudanças que se produzem no ouvinte e no ato de escutar uma obra musical. De que maneira a música foi tratada por Freud e por Lacan? Qual interesse pode suscitar para a psicanálise as dimensões sonoras em seus diferentes tratamentos? De que modo se produzem as transformações sonoras no modernismo e como elas afetam a escuta? Que relações podem ser estabelecidas entre estas transformações e a psicanálise?

Palavras Chave: Consonâncias; Dissonâncias; Música; Psicanálise.

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Biografia do Autor

Olga Picún, Faculdade de Informação e Comunicação da Universidad de la República – Udelar (Uruguai)

Licenciada em Musicologia, Mestre em Ciências Antropológicas e em Etnomusicologia e Doutora em Ciências Antropológicas. Professora Adjunta do Departamento de Teoria e Metodologia da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidad de la República – Udelar (Uruguai). Membro do Sistema Nacional de Investigadores de la Agencia Nacional de Investigación e Innovación (Uruguai). Contato: olga.picun@fic.edu.uy

Ana Maria Fernández Caraballo, Instituto de Educação, Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação da Universidad de la República – Udelar (Uruguai

Licenciada em Psicologia e em Linguística, Magistrada em Psicologia e Educação, Doutora pela Universidad Complutense de Madrid, Psicanalista. Diretora do Departamento de Ensino e Aprendizagem do Instituto de Educação, Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação da Universidad de la República – Udelar (Uruguai). Contato: amfernandezcaraballo@gmail.com

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Publicado

2019-12-19

Como Citar

PICÚN, O.; CARABALLO, A. M. F. CONSONÂNCIAS E DISSONÂNCIAS NOS MODOS DE ESCUTA NA MÚSICA E NA PSICANÁLISE. Psicanálise & Barroco em Revista, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 49–66, 2019. DOI: 10.9789/1679-9887.2019.v17i3.49-66. Disponível em: https://seer.unirio.br/psicanalise-barroco/article/view/9620. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Temáticos