Prelúdio à Tarde de um Fauno — Sobre o Sujeito como Insistência

Authors

  • Adriana Simões Marino

DOI:

https://doi.org/10.9789/1679-9887.2013.v11i1.%25p

Abstract

O trabalho tem como objetivo tecer algumas considerações sobre o “Prelúdio à tarde de um fauno”, música de Claude Debussy, cuja composição teve sua origem em um poema oitocentista de Stéphane Mallarmé e, posteriormente, como derradeiro, uma coreografia de Vaslav Nijinsky. Na primeira parte, aborda o contexto histórico em que essas obras artísticas se inseriram, o modernismo do século XX. A seguir, tece algumas observações sobre o poema de Mallarmé e, posteriormente, são trazidas algumas características da música de Debussy, atentando para o conceito moderno de expressão musical. Apresenta algumas breves considerações sobre o balé de Nijinsky e, por fim, pretende extrair a noção de insistência enquanto marca do sujeito do inconsciente presente nessas obras. Objetiva sustentar, através da expressão musical oferecida por Debussy, uma noção de sujeito que pode ser reveladora dessa insistência.

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Published

2019-03-31

How to Cite

SIMÕES MARINO, A. Prelúdio à Tarde de um Fauno — Sobre o Sujeito como Insistência. Psicanálise & Barroco em Revista, [S. l.], v. 11, n. 1, 2019. DOI: 10.9789/1679-9887.2013.v11i1.%p. Disponível em: https://seer.unirio.br/psicanalise-barroco/article/view/8685. Acesso em: 22 jul. 2024.

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Artigos