A SUPERVISÃO CLÍNICO-INSTITUCIONAL DE TERRITÓRIO: O LUGAR DO SUPERVISOR
DOI:
https://doi.org/10.9789/1679-9887.2021.v19i1.229-246Palabras clave:
Supervisão Clínico Institucional, Território, Mais-Um, Cartel, Saúde MentalResumen
Este artigo tem por objetivo esboçar uma inicial circunscrição teórica para tentar melhor dizer deste lugar/função de supervisor clínico-institucional de território e, consequentemente, da supervisão. Tendo a Psicanálise como esteio, trazemos a lógica que define o lugar do “Mais-Um”, presente no dispositivo do cartel para, a partir desta lógica, articular esta posição com o lugar do supervisor, sem contanto, reduzir uma à outra. Contando com a complexidade que envolve o campo da saúde mental, onde coabitam diferentes campos de saber e disciplinas, além de endereçamentos transferenciais diversos, como a transferência de trabalho, provocada pela lógica do Mais-Um se articularia à posição do supervisor?
Descargas
Citas
BADIOU, Alain. ROUDINESCO, Elisabeth. Jacques Lacan: passado presente. Rio de Janeiro: DIFEL, 2012.
BRASIL, Ministério da Saúde. Portaria 1.174/GM de 7 de julho de 2005.
COUTINHO JORGE, Marco Antonio. Freud e a invenção da clínica estrutural IN: Futuros da psicanálise / organização de Altair José dos Santos, Marcela Toledo França de Almeida. – Rio de Janeiro: Contra Capa: Corpo Freudiano Seção Goiânia, 2017, p. 15-36.
FIGUEIREDO, Ana Cristina. Vastas confusões e atendimentos imperfeitos: a clínica psicanalítica no ambulatório público. Rio de Janeiro: Relume Dumara, 1997.
FREUD, S. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. 2. ed. Rio de Janeiro: Imago, 1987.
______. (1900). A interpretação dos sonhos. v. VI.
______. (1921). Psicologia de grupo e análise do Ego. v. XVIII.
______. (1923). O Ego e o Id. v.
LACAN, Jacques. O Seminário Livro 18: Por um discurso que não fosse semblante [1971]. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
______. Da Estrutura Como Intromistura de um Pré-requisito de Alteridade e um Sujeito qualquer [1972]. In: MARCKSEY, Richard & DONATO, Eugenio (orgs.). A controversa estrututralista: a linguagem crítica e as ciências do homem. São Paulo: Cultrix, 1972, p. 198-212.
MILLER, J-A. Cinco variações sobre o tema da elaboração provocada. Texto traduzido por Stella Jimenez e publicado em Jimenez, S. (org.). O Cartel: conceito e funcionamento na escola de Lacan. Rio de Janeiro: Ed. Campus, (1994), pp. 1-10.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta publicação está licenciada com uma Licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.