Miles Davis et ses pulsions modales – psychanalyse & esthétique blues

Auteurs

  • Luísa Aparecida Costa Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
  • Guilherme Massara Rocha Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

DOI :

https://doi.org/10.9789/pb.v21i1.36-59

Mots-clés :

pulsão, criação, destruição, sublimação, estética blues

Résumé

O objetivo desse artigo é explorar, a partir da obra do compositor e trompetista norte-americano Miles Davis, a riqueza do debate entre a música e a psicanálise. A partir de um delineamento que acompanha o desenvolvimento de parte do percurso do artista, buscamos compreender os pulsos alternados de destruição e criação que cingem sua obra musical, em grande medida inclassificável. Nesse percurso, mobilizamos elementos críticos referentes à criação estética que advêm da diáspora africana na América do Norte, culminando na noção de estética blues. E a partir dos desdobramentos dessa noção, buscamos explicitar e discutir elementos de criação, sublimação e refundação na obra de Miles Davis, cuja dinâmica pulsional nos pareceu notável e dotada de forte apelo dialógico com a psicanálise.

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Bibliographies de l'auteur

Luísa Aparecida Costa, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Psicanalista.
Doutoranda em Estudos Psicanalíticos pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2022-2026).
Mestre em Estudos Psicanalíticos pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2020-2022).
Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG (2015-2019), com concentração de estudos em Psicanálise.
Pesquisadora em psicanálise, arte, estética e clínica, com ênfase na interface entre música e psicanálise.
Coordenadora do grupo de estudos Articulações e implicações entre arte e psicanálise (UFMG).

Guilherme Massara Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Psicanalista.
Músico.
Psicólogo graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.
Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.
Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo – USP.
Professor-Associado do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.
Membro do GT Psicanálise, Política e Cultura da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia – ANPEPP.
Membro do Laboratório de Psicanálise e Psicopatologia da UFMG.
Membro da International Society of Philosophy and Psychoanalysis – ISPP.
Membro da Fédération Européenne de Psychanalyse – FEDEPSY e Coordendor do Grupo FEDEPSY-Brasil.

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Publiée

2023-12-07

Comment citer

APARECIDA COSTA, L.; MASSARA ROCHA, G. Miles Davis et ses pulsions modales – psychanalyse & esthétique blues. Psicanálise & Barroco em Revista, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 36–59, 2023. DOI: 10.9789/pb.v21i1.36-59. Disponível em: https://seer.unirio.br/psicanalise-barroco/article/view/13028. Acesso em: 26 déc. 2024.