La sublimation au-delà de l'art
DOI :
https://doi.org/10.9789/pb.v21i1.164-165Mots-clés :
sublimação, idealização, ideal do eu, psicanálise e arte, pulsãoRésumé
A pesquisa surge pelo interesse no campo de interseção entre psicanálise e arte, e da percepção de uma íntima associação entre o conceito de sublimação e o trabalho com a arte. A pergunta de partida que daí surge é descrita como “quais são os desencontros entre sublimação e arte?” O objetivo geral que norteia a pesquisa configura-se como examinar os limites da relação produzida entre arte e sublimação, do qual se depreende três objetivos específicos, a saber, discutir como os processos de idealização afetam a sublimação e a criação artística, investigar a especificidade da criação artística em relação a outros processos criativos e recolher aspectos da sublimação não relacionada a arte. Para tanto, a obra freudiana foi percorrida nos pontos em que o autor elabora os conceitos de idealização e sublimação, de onde também se depreendeu aspectos acerca da pulsão, da identificação e do recalque. Tais esforços também conduziram ao estudo do caso de Leonardo da Vinci, no qual esses conceitos puderam ser discutidos de forma concreta e junto à leitura de Jacques Lacan e Orlando Cruxên. A partir disso, o sétimo seminário de Lacan foi tomado como campo para avançar na pesquisa, considerando que é a fonte mais utilizada para a discussão lacaniana do conceito de sublimação. Ao longo desses esforços, depreende-se aspectos acerca da satisfação da pulsão e sua relação com a instância da Lei, e de como esta se forma a partir da formação dos ideais ao longo da constituição psíquica, bem como de seu papel no processo sublimatório. Percebe-se certa organização entre os processos de idealização e sublimação, cuja interação é distinguida nas obras de Freud e de Lacan.
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(c) Tous droits réservés Psicanálise & Barroco em Revista 2023
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