Arte, Fotografia e Formas de Percepção em Walter Benjamin
DOI :
https://doi.org/10.9789/1679-9887.2013.v11i2.%25pRésumé
Walter Benjamin, em seus escritos “A pequena história da fotografia” e “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”, examina o impacto das transformações técnicas no processo de criação e recepção da obra de arte. Seu propósito é compreender como a reprodutibilidade técnica repercute e transforma o campo da criação artística e como tal transformação requer a produção de novas categorias estéticas para pensá-la. A partir da análise de ensaios de três fotógrafos dos séculos XIX e XX - David Hill, Karl Blossfeldt e EugèneAtget - Benjamin investiga como a imagem é capaz de captar dimensões efêmeras e desconhecidas da realidade, gerando reflexão e novas formas de percepção. Neste artigo, pretendo mostrar como os escritos de Benjamin permitem pensar a fotografia em uma perspectiva de experimentação e de reflexão, problematizando não apenas as rupturas resultantes do processo de transformações da arte pela técnica, mas a riqueza de possibilidades abertas pelas novas formas de arte. PALAVRAS-CHTéléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publiée
2019-03-25
Comment citer
CAVALCANTI, A. H. Arte, Fotografia e Formas de Percepção em Walter Benjamin. Psicanálise & Barroco em Revista, [S. l.], v. 11, n. 2, 2019. DOI: 10.9789/1679-9887.2013.v11i2.%p. Disponível em: https://seer.unirio.br/psicanalise-barroco/article/view/8659. Acesso em: 21 nov. 2024.
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Esta publicação está licenciada com uma Licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.