Comprar e gozar: uma leitura psicanalítica do consumismo na infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/1679-9887.2021.v19i1.145-161

Palavras-chave:

Consumismo, Psicanálise, Infância, Discurso do Capitalista

Resumo

O presente estudo realiza uma leitura do consumismo infantil na contemporaneidade nutrido pelo sistema capitalista. Emprega, para tanto, uma revisão bibliográfica de cunho psicanalítico, principalmente das obras de Freud e Lacan. Percebeu-se, a partir disso, que o sujeito, ao buscar integralidade, se lança em uma procura para recuperar aquilo que, um dia, supostamente lhe trouxe satisfação sem igual. Este objeto, na infância, assume a forma dos vários bens de consumo ofertados para essa faixa etária - uma boneca, um carrinho de controle remoto, entre vários outros. Entretanto, o objeto de satisfação primária que se busca reencontrar nunca existiu enquanto tal, fazendo com que sua busca não tenha um fim.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAUMAN, Z. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2008.

BRASIL. Lei nº 13.257, de 8 de março de 2016. (2016). Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13257.htm

FREUD, S. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. 2. ed. Rio de Janeiro: Imago, 1987.

_______. (1930). O mal-estar na civilização. V. XXI.

_______. (1915). Os instintos e suas vicissitudes. V. XIV.

_______. (1896). Projeto para uma psicologia científica. V. I.

_______. (1914). Sobre o narcisismo: uma introdução. V. XIV.

JORGE, M. A. C. Fundamentos da psicanálise de Freud a Lacan (5º ed.). Rio de Janeiro: J. Zahar, 2008.

LACAN, J. (2008). O seminário. Livro 7: a ética da psicanálise (1959-1960). Rio de Janeiro: J. Zahar, 2008.

_______. O seminário. Livro 17: o avesso da psicanálise (1960-1970). Rio de Janeiro: J. Zahar, 1992.

_______. Du discours psychanalytique. Trabalho apresentado na Conférence à l'université de Milan, Milão, Itália. 1972. Texto recuperado em 25 de outubro de 2020 em: http://ecole-lacanienne.net/wp-content/uploads/2016/04/1972-05-12.pdf.

MINAYO, M. C. S. Trabalho de campo: contexto da observação e descoberta. In M. C. S. MINAYO, S. F. DESLANDES & R. Gomes, Pesquisa social: teoria, método e criatividade (1º ed., pp. 61-78). Petrópolis: Vozes, 2016.

MONTEIRO, J. L. M. A cisão entre o sujeito e o saber no discurso capitalista. Ágora, 22(2), 2019.

QUINET, A. Psicose e laço social: esquizofrenia, paranoia e melancolia (2º ed.). Rio de Janeiro: J. Zahar, 2009.

SILVA, M. Da felicidade publicitária à decepção do consumidor: há esperança para a comunicação na sociedade do consumo? In E. M. GONÇALVES & G. G. FILHO, Comunicação orgânica na sociedade (pp. 32-48). São Caetano do Sul, SP: USCS, 2015.

VANIER, A.. A criança entre sujeito e objeto. Àgora, 20(1), 2017.

Downloads

Publicado

2021-08-11

Como Citar

DOS SANTOS DA ROCHA, G.; CARLA LAURINDO, M.; VANELI PELIZONI, A. Comprar e gozar: uma leitura psicanalítica do consumismo na infância. Psicanálise & Barroco em Revista, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 145–161, 2021. DOI: 10.9789/1679-9887.2021.v19i1.145-161. Disponível em: https://seer.unirio.br/psicanalise-barroco/article/view/10546. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres